São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia a dia

EM CASA

MDF e aglomerado devem ser protegidos de umidade e calor intenso

O aglomerado e o MDF (Medium Density Fiberboard) são produtos de madeira distintos em sua fabricação e em seu uso, mas ambos devem ser sempre protegidos da umidade, diz Marcio Augusto Nahuz, pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Expostos à chuva, umidade, sol ou calor intenso, suas chapas irão inchar e se esfarelar.
Portanto, ao limpar móveis com esses materiais, use somente uma flanela seca ou produtos lustra-móveis à base de silicone. A água é proibida, assim como o álcool e solventes, que podem prejudicar o acabamento do móvel. Para sujeiras mais difíceis de remover, aplique a espuma de sabão com uma esponja, sem deixar pingar, e seque logo com flanela.
O aglomerado, feito de partículas de madeira ligadas por resina, é indicado para peças planas de móveis de escritório e dormitório, como portas lisas, fundos de armário e tampos de mesas ou balcões -desde que suas extremidades sejam protegidas. Por outro lado, jamais deve ser empregado em baixo ou alto relevo -para isso, é melhor usar o MDF.
Produzido com fibras de madeira também ligadas por resina, o MDF pode receber todo tipo de corte e usinagem, como entalhe e torneamento. Furações e peças metálicas acabam com o móvel se ele não for devidamente protegido.
Se esses materiais forem usados em móveis de cozinha ou banheiros, o revestimento deve proteger contra a umidade.



Texto Anterior: 10: Palmito
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.