São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

EM CASA


Capas protetoras são laváveis e evitam acúmulo de sujeira sobre o colchão

Trocar os lençóis e as fronhas dos travesseiros semanalmente não é o suficiente para assegurar a higiene das camas. É preciso também dedicar atenção especial aos colchões, um dos locais da casa em que há maior concentração de ácaros.
Eles não devem ser lavados nem limpos com panos muito molhados, já que a umidade danifica a trama do tecido dos colchões. Produtos químicos também não devem ser utilizados porque podem causar alergia, mas alguns cuidados simples resolvem a questão.
As capas protetoras são boas aliadas -e também estão disponíveis para camas de adultos- porque podem ser lavadas e evitam o acúmulo de sujeira diretamente no colchão.
Uma dica do gerente industrial da fábrica de colchões Ortobom, Péricles Moraes, é deixar o colchão descoberto por duas horas semanais, no mínimo, para que a corrente de ar retire a poeira acumulada.
Para uma limpeza mais eficaz, também é recomendável aspirar o pó do colchão pelo menos uma vez ao mês ou bater na superfície com um pano usado para limpar móveis.
Outra providência que deve ser tomada no mínimo mensalmente é virar o colchão, alternando as faces sobre as quais se dorme. A medida contribui para equilibrar a circulação de ar e evitar a deformação precoce da espuma, aumentando a vida útil do colchão.


Texto Anterior: Balanço de 2008
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.