São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Sem ar
"Acordo aterrorizada, com um bloqueio na garganta que não me deixa respirar. Já procurei otorrino, pneumologista, alergista e até psiquiatra. Eles dizem que é emocional e me despacham. O que devo fazer?"
Maria Helena Oliveira, via e-mail

Seus sintomas podem estar relacionados a um distúrbio de deglutição, como o espasmo esofágico difuso, causado por irritação esofágica, ou a anormalidades neurológicas. Outra possibilidade é que você sofra de disfagia psicogênica, que só é diagnosticada após a exclusão de outras doenças. Alguns portadores desse mal exibem sintomas de ansiedade, depressão, hipocondria e distúrbio alimentar. Medicações como antipsicóticos e corticosteróides também podem ocasionar distúrbios da deglutição. O mesmo acontece com portadores de apnéia do sono, que apresentam distúrbio da deglutição causado por função alterada dos nervos e músculos da faringe. "Para descobrir o que você tem de fato, é preciso fazer uma avaliação cuidadosa, com exame clínico, endoscópico, radiológico e laboratorial, entre outros. O tratamento pode ir da simples reeducação alimentar e exercícios fonoterápicos até cirurgia nos casos mais graves", explicam Ivan Fairbanks Barbosa e Paulo Augusto Manzano, otorrinolaringologistas da Beneficência Portuguesa (SP).

Pó-de-arroz
"O uso de pó-de-arroz sobre o filtro solar resulta na perda de eficácia do filtro?"
Susan Hissae, São Paulo, SP

"Não. Basta esperar um pouco para o filtro solar ser bem absorvido", afirma a dermatologista Malba Bertino, professora da Universidade Santo Amaro. Também existe no mercado pós compactos que já vêm com filtro solar, aumentando a proteção contra a radiação ultravioleta.

Só frango
"Tenho 14 anos e vou fazer um regime durante um mês só de frango grelhado e salada. Corro o risco de ficar desnutrida? Como devo complementar minha dieta?"
Luana Fidelis Santos, São Paulo, SP

A curto prazo, não há risco de desnutrição, mas poderá ocorrer déficit de vitaminas e minerais. "É importante variar a dieta. O frango pode ser substituído por peixe ou bife grelhado. Quanto às saladas, é importante variar verduras e legumes porque as suas propriedades se complementam. Já a suplementação pode ser feita com frutas e alimentos que são fonte de carboidrato, como batata, arroz, macarrão e mandioca", afirma Adriana Sgarbi, nutricionista da Beneficência Portuguesa. "Não vejo risco de desnutrição, mas também não enxergo benefícios para sua saúde. Se quer emagrecer, mude sua alimentação e pratique atividade física", sugere João Régis Carneiro, endocrinologista do Hospital Samaritano (RJ).


Texto Anterior: Insônia da TPM
Próximo Texto: Drible a neura: Fuja do "Como é mesmo o seu nome?"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.