São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Gene é ligado a diferentes necessidades de sono

Chris Gardner/Associated Press
Quem precisa dormir mais pode ter a versão longa da proteína do chamado "gene do relógio"


S abe aquelas pessoas que dormem poucas horas por noite e na manhã seguinte conseguem acordar tranqüilamente, prontas para encarar as tarefas do dia? Elas podem ser assim devido a uma questão genética.
Segundo um estudo britânico publicado na revista "Current Biology", um gene chamado Period 3, apelidado de "gene do relógio", seria o responsável por determinar a quantidade de sono necessária para as pessoas.
Os cientistas, da Universidade de Surrey, explicam que há duas variantes do gene encontradas na população humana: com versões longas ou curtas de uma certa proteína. Cada pessoa possui um par de genes, que podem ser longos, curtos ou mistos.
Foram analisados dois grupos de voluntários: um com dois genes longos e outro com dois genes curtos. Os dois grupos ficaram acordados por 48 horas em um laboratório e foram submetidos a testes de reflexo, atenção e desempenho.
Os voluntários com genes longos tiveram muito mais dificuldade para ficar acordados do que os integrantes do segundo grupo. O pior desempenho do primeiro grupo nos testes de atenção e memória ocorreu entre as quatro e as oito da manhã.
Quando eles puderam voltar a dormir, os de genes longos ficaram metade do tempo a mais na forma mais profunda de sono -ou seja, precisavam dormir mais.



Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Pitanga pode prevenir câncer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.