São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pergunte aqui

HIPOGLICEMIA
"Estou com hipoglicemia e sinto cansaço, sono e mal-estar. Minha médica não passou nenhum medicamento nem cortou nenhum alimento, apenas disse para eu me alimentar em pequenos intervalos de tempo. Gostaria de saber se esse procedimento está correto."

GERALDA PIEDADE FRANCO (São Bernardo do Campo/SP)

Em primeiro lugar, é preciso saber se a hipoglicemia está acompanhada de aumento de insulina ou não, diz o endocrinologista Roberto Costa Di Rienzo, dos hospitais Santa Catarina e Albert Einstein, em São Paulo. "Se for hipoglicemia com insulina normal, as indicações estão perfeitas. Nesse caso, é recomendável fazer em torno de seis refeições por dia." Também é importante preferir carboidratos de cadeia longa, presentes em alimentos como o arroz integral, e evitar carboidratos de rápida absorção, como os de doces e batatas. Já se junto com a hipoglicemia houver um aumento da insulina, é preciso tratar as causas desse excesso -uma alteração no pâncreas, por exemplo.

BAIXA ESTATURA
"Tenho 20 anos e 1,54 m de altura e me acho muito baixa para a minha idade. Há algum tratamento ou suplemento que, nessa idade, auxilie o crescimento? Qual especialista devo procurar?"

DANIELA MENDES ALMEIDA (São Paulo/SP)

Segundo a clínica-geral e endocrinologista Andrea Glezer, representante da área de neuroendocrinologia da Comissão de Novos Valores da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), o endocrinologista e o pediatra especialista em endocrinologia são profissionais que podem fazer uma avaliação clínica e laboratorial da questão.
Por meio de uma radiografia de punho, é feita uma análise das placas de crescimento do paciente, da qual se obtém a idade óssea -que, junto com a altura dos pais, ajuda a calcular a altura-alvo de cada pessoa. "Essa avaliação permite saber também se o indivíduo já atingiu sua altura final ou não", diz.
Se o paciente já parou de crescer, não há nada que possa ser feito. Se isso ainda não tiver ocorrido, deve-se investigar as causas da baixa estatura -tais como baixo peso ao nascer, baixa estatura familiar, atraso do desenvolvimento sexual, síndromes ou doenças- para indicar o tratamento adequado.


Texto Anterior: [...]
Próximo Texto: Ingrediente: Milho fornece fibras e energia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.