São Paulo, quinta-feira, 15 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Escolha petiscos gostosos e saudáveis para ver a Copa

Amendoim sem casca torrado é mais saudável

Amendoim, pipoca, batatas chips. Com tanto tira-gosto gorduroso, o saldo da Copa do Mundo pode ser ganho de peso e aumento das taxas de colesterol. Mas acredite, é possível assistir aos jogos sem abrir mão da saúde e do sabor.
"Quem busca praticidade não precisa recorrer apenas a opções sem nutrientes e com excesso de sal e de gordura", afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde.
Um exemplo de petisco pronto mais saudável é a soja torrada com sabor. Além de ter menos gordura do que o amendoim, ela é mais proteica e possui isoflavona, que ameniza os sintomas da menopausa.
Apesar de calóricas, frutas oleaginosas como castanha, pistache e nozes são ricas em gordura insaturada, benéfica para o coração. "Mesmo o amendoim não é um vilão, desde que comido em pequena quantidade. Quem não fica sem esse petisco deve optar pelo sem casca, torrado e levemente salgado", recomenda Morais.
Uma alternativa aos biscoitos tradicionais -ricos em gordura vegetal hidrogenada e sal- são os biscoitos assados à base de arroz integral e aromatizados com ingredientes naturais como alho e cebola.
Outra opção disponível é a pipoca de canjica de milho e sal marinho, que estoura com menos óleo do que a comum.
Para incrementar um pouco mais, o chef Alain Poleto, do café-bar Pátio Verona, em São Paulo, sugere preparar "tartines" (fatias de pão italiano levemente tostadas ao alho, cobertas com tomate italiano e presunto serrano).


Texto Anterior: Dia-a-dia: Compare
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.