São Paulo, quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia: em casa

Manter gavetas e portas de armário abertas minimiza efeitos da umidade

A brisa do mar pode ser uma delícia para quem caminha à beira da praia, mas cheiro de maresia impregnado nas roupas e no armário não tem nada de agradável. Quem passa temporadas na praia, em casas de veraneio, deve lembrar sempre que a combinação de armários trancados e umidade só é boa para a formação de bolor. "Todas as portas de guarda-roupas e as gavetas devem ficar semi-abertas, para evitar a condensação da umidade e o mofo", diz Laura Bortolai, da Help Home, empresa especializada em organização de casas.
Outro conselho é não colocar as roupas em sacos plásticos. Eles se tornam verdadeiras estufas, piorando os efeitos da umidade. O melhor, segundo Bortolai, é deixar as peças o mais esticadas possível: "Guarde as roupas de cama e banho abertas ou dobradas só uma vez. E deixe as toalhas secarem ao sol antes de guardá-las".
Entre os truques caseiros para minimizar os efeitos da umidade, Bortolai sugere colocar saquinhos recheados com pimenta-do-reino dentro das gavetas, para evitar o cheiro de mofo, e pedaços de giz ou talco para absorver a água. "O talco pode ser colocado em um recipiente com furinhos na tampa, como um saleiro", explica ela.
E se, apesar dos cuidados, alguma peça ganhar manchas de bolor, a dica é deixá-la de molho em água bem quente com um punhado de sal. "Deixe de molho até a água esfriar, torça e depois lave a peça normalmente", diz Bortolai.


Texto Anterior: Remar é preciso
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.