São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sorriso de bebês funciona como droga para mães

Quem é mãe sabe o poder que o sorriso de um filho tem, mas agora a ciência acaba de mostrar que ele é tão forte que equivale a uma droga natural. Um estudo do Texas Children's Hospital mostrou que, ao verem seus bebês sorrindo, mães tiveram uma reação cerebral de prazer parecida com a obtida com o uso de drogas.
Os resultados da pesquisa podem ajudar a compreender melhor o forte vínculo entre mães e filhos -e o que acontece quando há alguma falha nessa relação.
Foram acompanhadas 28 mães de primeira viagem, cujos filhos tinham entre cinco e dez meses de idade. As voluntárias foram submetidas a exames de ressonância magnética enquanto olhavam fotografias de seus filhos e de crianças desconhecidas. Em algumas imagens, as crianças estavam sorrindo e, em outras, tinham expressões faciais neutras ou de tristeza.
Os resultados mostraram que, quando as mulheres viam fotos de seus filhos sorrindo, áreas cerebrais associadas a recompensa e prazer eram ativadas -as mesmas associadas à dependência de drogas. Também observaram aumento na produção de dopamina, substância que estimula o sistema nervoso central e tem relação com o vício em jogo, álcool e drogas.

RELAÇÃO VICIANTE Ao verem fotos de seus filhos sorrindo, mães aumentavam a produção de dopamina


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Michael Kepp: Uma química nada cósmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.