São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atenção, garotos, é bom dar um tempo no boné


A temperatura sobe, a oleosidade aumenta e, com isso, vem a seborréia, o que pode aumentar a queda dos fios


LILIANA FRAZÃO - DA REPORTAGEM LOCAL

Manter o boné fincado na cabeça e só tirar para dormir e tomar banho pode ser ótimo para demonstrar um estilo de ser e vestir, mas é péssimo para a cabeleira. Ninguém corre o risco de ficar irremediavelmente careca por causa desse hábito, pois a calvície de verdade é um problema genético, porém o uso excessivo dos bonés pode acentuar bastante a queda, fazendo com que os cabelos caiam em quantidade superior à considerada normal, que é de 70 a 100 fios diariamente.
Esse processo ocorre porque o boné faz com que a temperatura suba, provocando aumento de transpiração. "O ambiente mais quente e úmido ajuda a proliferação de um microorganismo chamado P. ovalle, que é o responsável pela dermatite seborréica, popularmente conhecida como caspa, e a queda dos fios aumenta", explica o dermatologista João Carlos Pereira. Outro motivo para a queda é a alopecia de tração, que acontece quando os fios ficam esticados demais. "Além dos bonés e chapéus apertados, penteados como rabos-de-cavalo também podem ter o mesmo efeito; até bebês que ainda não começaram a mudar de posição sozinhos podem apresentar esse tipo de alopecia, provocada pelo raspar contínuo da mesma região da cabeça na cama ou no travesseiro", afirma a dermatologista Denise Steiner. Mesmo que o cabelo caia muito, a "vítima" não precisa se desesperar. O problema é reversível porque as raízes estão preservadas, ao contrário da calvície de origem genética que, vale a pena lembrar, pode se manifestar bem cedo, por volta dos 13 ou 14 anos. Nesse caso, não adianta usar o boné como bode expiatório, pois o processo é irreversível. Para amenizar a possível queda, o primeiro passo é não usar boné o dia inteiro. Os cabelos devem ser lavados diariamente para remover os resíduos da transpiração, e a pessoa deve procurar um médico ao primeiro sinal de caspa e fazer o tratamento adequado. O modelo do boné também é importante. "É melhor dar preferência pelos que possuem furinhos, pois isso aumenta a ventilação, e de cores claras porque as escuras ajudam a reter o calor", afirma Pereira.


Texto Anterior: Foco nele: 'Tratamos as crianças com muita truculência'
Próximo Texto: S.O.S. Família - Rosely Sayão: Hoje ele não faz a lição, amanhã compra na net
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.