São Paulo, quinta-feira, 17 de outubro de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Esporão no calcanhar
"Eu gostaria de saber o que é esporão e como tratá-lo. O esporão está localizado no meio do calcanhar."
Maria Luiza Cardozo, Jaboticabal, SP

Segundo Wagner Weidebach, reumatologista do pronto atendimento do hospital Sírio Libanês (SP), o esporão calcâneo é um osteófito, uma espécie de bico-de-papagaio localizado no osso do calcanhar, que surge por causa de uma produção óssea anormal. Isoladamente, o esporão não costuma causar dor, mas está frequentemente associado à chamada fasceíte (inflamação na fáscia, membrana que reveste os músculos) plantar. "A dor resultante da associação do esporão à fasceíte plantar melhora com o uso de calcanheiras de silicone, sapatos com sistema de acolchoamento adequado, aplicações de gelo, alongamentos específicos para a planta dos pés e, eventualmente, com antiinflamatórios", explica o médico.

Coceira sob o aparelho
"Estou usando aparelho ortodôntico e sinto muita coceira na gengiva. O que posso fazer?"
Ana Lúcia de Sousa, São Carlos, SP

Esse tipo de coceira pode ser provocado por uma reação alérgica ao próprio aparelho ortodôntico. Nesse caso, é necessário trocá-lo. "Quem usa um aparelho feito com aço inoxidável pode mudar para um à base de níquel ou porcelana", exemplifica o ortodontista Alcides Gomes Junior, da Uniorto (São José do Rio Preto). Essa avaliação pode ser feita pelo dentista do paciente.

Síndrome de Gilbert
"Eu gostaria de saber sobre a síndrome de Gilbert."
Maria Regina Napoli, São José do Rio Preto, SP

A síndrome de Gilbert é benigna e não acarreta complicações ou sequelas, por isso não exige tratamento, explica o hepatologista Tércio Genzini, da Beneficência Portuguesa (SP). Essa síndrome caracteriza-se pelo aumento intermitente dos níveis de bilirrubina indireta no organismo. A bilirrubina é um pigmento amarelo-avermelhado produzido pela degradação da hemoglobina. Esse pigmento é eliminado naturalmente pelo organismo, mas antes disso passa pelo fígado. A bilirrubina indireta é aquela que ainda não passou pelo fígado. Quem tem síndrome de Gilbert apresenta icterícia (a pele fica amarelada) sem alteração na função hepática, explica o médico. "Estima-se que a incidência da síndrome de Gilbert na população varie entre 3% e 7%", diz Genzini. O quadro clínico piora com o jejum prolongado, a adoção de dieta com menos de 400 calorias diárias por dois ou mais dias e a ingestão de ácido nicotínico -uma das vitaminas do complexo B presente em carnes vermelhas, peixes, aves, cereais integrais e amendoins, por exemplo.



Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: alecrim: Livro enriquece o sabor e o aroma do feijão de todo dia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.