São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM CASA

Chef dá dicas de como processar e armazenar cogumelos frescos em casa

O problema de usar cogumelos frescos em receitas está na durabilidade desses ingredientes em casa -se não forem processados e armazenados adequadamente, eles duram, no máximo, três dias.
Segundo a chef Silvia Percussi, autora do livro "Menu di Funghi - 100 Receitas de Silvia Percussi", existem várias dicas de conservação e armazenamento dos cogumelos que podem ser facilmente adotadas. Os conselhos valem para qualquer espécie do alimento, como portobello, cogumelo-de-paris, shiitake ou shimeji.
O primeiro deles é não lavá-los antes de fervê-los. Segundo Percussi, o correto é limpá-los com uma escova e com papel-toalha para manter a textura e a firmeza do alimento.
Em seguida, os cogumelos devem ser fervidos, escorridos e guardados em um vidro, cobertos por azeite. "Se a pessoa quiser, pode acrescentar nozes, especiarias ou folhas de louro para dar um toque especial."
Depois de guardados, os cogumelos devem ser mantidos na geladeira, para evitar que se decomponham. Nessas condições, eles chegam a durar meses. A mesma orientação vale para os cogumelos secos. "Quando são conservados, eles são usados só na finalização da receita, pois já estão cozidos", diz Silvia Percussi.
Outra maneira de conservar cogumelos é fazer um molho com tomate e um pouco de vinho e congelar. "O molho dura cerca de seis meses e a pessoa pode consumi-lo aos poucos."


Texto Anterior: Saúde: Poeira no jaleco
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.