São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sentido de vida aumenta longevidade

Ter um propósito na vida pode fazer toda a diferença na longevidade. É o que mostra uma pesquisa feita pela Rush University Medical Center, nos Estados Unidos.
Durante cinco anos, os cientistas avaliaram mais de 1.200 voluntários idosos. Nenhum deles era portador de demência. Para os autores, ter um propósito de vida estava associado às capacidades de encontrar um sentido para as experiências vividas e de ser focado nos objetivos.
Os resultados mostraram que os idosos com grande capacidade de dar um sentido à própria existência tiveram metade do risco de morrer durante o período estudado.
Para os pesquisadores, isso reforça o elo entre aspectos positivos da personalidade e o envelhecimento saudável.
Por outro lado, os estudiosos observaram maior índice de mortalidade entre os que mais concordavam com afirmativas como "Eu costumava estabelecer objetivos, mas agora vejo que foi perda de tempo" ou "Minhas atividades diárias me parecem triviais e sem importância".

VIDA LONGA
Os idosos que têm maior capacidade de encontrar um sentido para as experiências vividas são mais longevos do que seus pares, mostra pesquisa feita nos EUA


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Excesso ou falta de proteção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.