UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Dieta contra colesterol
"Minha mãe descobriu que possui diabetes e que a taxa de colesterol LDL está acima do desejável e a de HDL, abaixo do desejável. O que ela deve comer?"
Vivian Uno Lunardi, Presidente Prudente, SP

A alteração da dieta é o primeiro passo no tratamento do colesterol alto, afirma João Fernando Monteiro Ferreira, chefe do pronto-socorro de cardiologia do hospital São Luiz (SP). A pessoa deve evitar gorduras saturadas -carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, manteiga, creme de leite, requeijão, queijos amarelos, doces à base de ovo, sorvetes cremosos, coco e toucinho, por exemplo - e alimentos industrializados, como chocolates, biscoitos e massas com ovos. "Prefira leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco ou ricota, arroz, bolacha de água e sal, carnes brancas -de peixe ou frango-, clara de ovo, frutas e verduras frescas, óleo de canola ou girassol, azeite e alimentos grelhados e assados no lugar das frituras."

Sintomas de hemorróida
"O que caracteriza a hemorróida? Há alguns meses, tenho coceiras na região anal, mas não dói."
D. B. S., São Paulo, SP

As hemorróidas ocorrem quando os vasos da região anal se dilatam e aumentam de volume. De acordo com o proctologista Paulo Alberto Falco Pires Corrêa, do hospital Sírio Libanês (SP), os sintomas mais comuns são sangramento (quase sempre indolor), prolapso (os vasos saem e entram do ânus) e trombose (o sangue coagula dentro do vaso, causando dor intensa e, às vezes, febre). "A coceira na região anal está mais frequentemente associada a doenças de pele e verminoses", explica o médico. Em alguns casos, porém, uma fissura anal pode causar o prurido. Quem sente esse sintoma deve consultar um dermatologista. Se esse especialista não identificar nenhum problema, a pessoa deve procurar um proctologista.

Eczema numular
"Há cerca de oito meses, apareceram erupções na pele dos braços, das pernas e do abdômen, diagnosticadas como eczema numular. O que posso fazer?"
P. P., via e-mail

As lesões do eczema numular podem ser localizadas ou disseminadas. "Podem desaparecer em um ano, mas há casos em que os surtos duram vários anos", diz a dermatologista Kátia Castello Branco. A causa ainda é desconhecida, mas esse eczema é mais frequente em pessoas com histórico alérgico. "De modo geral, o eczema numular acomete pessoas de pele mais seca e pode piorar em temperaturas frias." Outros fatores que podem desencadear os surtos são estresse, sabonetes e roupas de lã. Segundo a dermatologista, o paciente deve manter a hidratação local, utilizando óleos de banho e cremes emolientes, e tentar diminuir a umidade da casa. Sob orientação médica, podem ser usados produtos com corticóides e coaltar.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Drible a neura: Perfeccionista quer se diferenciar dos outros
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.