UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Paladar real

Conta a lenda que a rainha francesa de origem italiana Catarina de Médici (1519-1589) era apaixonada pelo "spaghetti dell'ortolano". Originalmente, a massa era preparada apenas com legumes e verduras, mas apetecia ao paladar da rainha comê-la com fígado de frango cortado em tiras ao vinho Marsala. Com o tempo, a receita ganhou variações, como a introdução da alcachofra e a substituição do vinho por conhaque. A versão abaixo, do chef Roberto Ravioli, ainda pode ser feita com tiras de filé de frango, fatias de linguiça calabresa ou camarão, tudo grelhado.

Spaghetti dell'ortolano
Calorias (por porção): 370,7; carboidratos: 57,3 g; lipídeos: 7,9 g; proteínas: 16 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para quatro porções)
500 g de espaguete; 12 camarões-rosa médios limpos; 12 corações de alcachofra; 3 tomates com pele laminados sem semente; 1 abobrinha italiana laminada sem polpa; 1 dente de alho picado; 1 cálice de conhaque; 500 g de molho de tomate; 1 colher (sobremesa) de salsinha picada; azeite e sal e pimenta a gosto.

Como fazer
Em uma caçarola, refogue o alho no azeite e acrescente os camarões. Sempre mexendo, tempere com sal e pimenta e acrescente a abobrinha, o tomate e a alcachofra. Em fogo alto, flambe a mistura com conhaque e deixe reduzir até eliminar o álcool. Acrescente o molho de tomate e a salsinha e corrija o tempero. Sirva o molho sobre o macarrão cozido ao dente, apenas em água. Receita do chef Roberto Ravioli, do Empório Ravioli.


Texto Anterior: De dente quebrado a torção no pé
Próximo Texto: s.o.s. família - Rosely Sayão: Quando cumplicidade em família vira encrenca
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.