São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa analisa hábitos alimentares de crianças

As meninas têm um paladar mais apurado do que os meninos, concluiu uma pesquisa nacional realizada na Dinamarca com 8.900 estudantes em setembro. Outras descobertas foram ainda mais surpreendentes: 30% das crianças preferem refrigerantes não tão adocicados, garotos são mais atraídos por sabores doces do que meninas e a maioria dos participantes adora peixe e não se considera um comensal exigente. A pesquisa concluiu também que a capacidade de as crianças reconhecerem sabores muda com a idade. Essas descobertas são do maior estudo já realizado sobre a capacidade que crianças e jovens têm de sentir sabores e sobre o que elas gostam de comer.
Todos os grupos de crianças participantes receberam um kit completo de amostras para degustação e instruções detalhadas e então conduziram os experimentos em suas classes de ciências naturais. Os diversos testes foram criados para quantificar a habilidade de crianças e jovens descobrirem e reconhecerem sabores doces e azedos em intensidades variadas, estabelecer que grau de doçura e acidez eles preferem e quantos receptores gustativos têm. Por fim, as crianças responderam a questões sobre seus hábitos alimentares e o grau de exigência em relação à comida.

ALIMENTAÇÃO
Meninos gostam mais de sabores doces do que meninas, segundo pesquisa feita na Dinamarca


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: O ensino da generosidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.