São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Sol vitaminado

Patrick Baz/France Presse
Fazer uma pequena caminhada ou até tirar um cochilo sob o sol -sempre com a proteção adequada- é a melhor maneira de prevenir a deficiência de vitamina D, essencial para a absorção de cálcio e fósforo. "Dez minutos de sol por dia é suficiente para transformar o ergosterol, uma substância encontrada na pele, em vitamina D", afirma o dermatologista Valcinir Bedin.

Dentes protegidos

Mike Blake/Reuters
A ciência pode explicar dentes brilhantes como os dos atores Halle Berry e Denzel Washington (foto). Os negros correm menos risco de desenvolver cáries, porque, geneticamente, seus dentes são mais resistentes, explica a cirurgiã-dentista Deboran Ayala. "Nem por isso, porém, os negros podem abusar de doces ou relaxar na higienização", alerta.

Estação dos pernilongos

Tuca Vieira/Folha Imagem
Não é à toa que os pernilongos incomodam tanto no verão. Segundo o entomologista Sinval Silveira Neto, a chuva, comum nessa época do ano, facilita a formação de poças d'água, lugar onde as fêmeas desses insetos depositam os ovos. "Já o calor acelera o desenvolvimento das larvas, que se tornam pernilongos adultos em apenas duas semanas."


Texto Anterior: Poucas e boas: Deficiência de vitamina A prejudica diabéticos
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.