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Estudar música melhora leitura entre crianças
Educação musical na infância melhora a leitura e um
semestre de treinamento já
traz efeitos significativos,
apontou estudo das universidades de Marselha (França)
e do Porto (Portugal). Pesquisadores acompanharam
por nove meses 32 crianças
de oito anos sem formação
musical. Aleatoriamente,
elas foram divididas em dois
grupos: um teria aulas de
pintura, e outro, de música.
Após seis meses, as que estudaram música tiveram
uma melhora significativa na
leitura e na discriminação fonética em línguas estrangeiras. Essas mudanças não foram encontradas entre as que estudaram pintura.
Para os pesquisadores, esses resultados revelam uma
transferência positiva da
música para a fala e destacam a influência da educação
musical. Demonstram ainda
a plasticidade do cérebro ao
mostrar que períodos relativamente curtos de treinamento têm consequências
fortes na organização funcional do cérebro da criança.
Em 2007, outro estudo, do
centro médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, encontrou indícios de que o processamento da música e da linguagem
depende de sistemas cerebrais em comum. Um, nos lobos temporais, ajuda a memorizar significados de palavras e melodias musicais; outro, nos lobos frontais, ajudam a aprender inconscientemente as regras gramaticais e harmônicas.
LINGUAGEM Em apenas seis meses de treinamento,
música já contribui para habilidades linguísticas
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