São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudar música melhora leitura entre crianças

Educação musical na infância melhora a leitura e um semestre de treinamento já traz efeitos significativos, apontou estudo das universidades de Marselha (França) e do Porto (Portugal). Pesquisadores acompanharam por nove meses 32 crianças de oito anos sem formação musical. Aleatoriamente, elas foram divididas em dois grupos: um teria aulas de pintura, e outro, de música.
Após seis meses, as que estudaram música tiveram uma melhora significativa na leitura e na discriminação fonética em línguas estrangeiras. Essas mudanças não foram encontradas entre as que estudaram pintura.
Para os pesquisadores, esses resultados revelam uma transferência positiva da música para a fala e destacam a influência da educação musical. Demonstram ainda a plasticidade do cérebro ao mostrar que períodos relativamente curtos de treinamento têm consequências fortes na organização funcional do cérebro da criança.
Em 2007, outro estudo, do centro médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, encontrou indícios de que o processamento da música e da linguagem depende de sistemas cerebrais em comum. Um, nos lobos temporais, ajuda a memorizar significados de palavras e melodias musicais; outro, nos lobos frontais, ajudam a aprender inconscientemente as regras gramaticais e harmônicas.

LINGUAGEM
Em apenas seis meses de treinamento, música já contribui para habilidades linguísticas


Texto Anterior: Poucas e Boas
Próximo Texto: Rosely Sayão: Crise e crescimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.