São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Raciocínio pede sangue

O francês Auguste Rodin estava inspirado quando fez "O Pensador" (acima). A expressão grave retratada na escultura combina bem com o grau de exigência do cérebro. Para esse órgão funcionar adequadamente, o coração precisa alimentá-lo com um quinto de todo o sangue em circulação no organismo, explica o neurologista Ademir Batista, da Unifesp.

Veto ao gás

Em viagens de avião, é melhor evitar alimentos que fermentam, como massas, refrigerantes e outras bebidas gasosas. "Mesmo em cabines pressurizadas, a diferença de pressão favorece a formação de gases, principalmente em que já tem essa tendência", diz o médico Marco Antonio Montenegro, da Academia Internacional de Medicina Aeronáutica e Espacial.

Pernas estressadas

Manchas roxas podem surgir mesmo nas pernas mais bem cuidadas e protegidas. Vários fatores internos podem levar ao aparecimento de hematomas, diz Alexandre Nicastro Filho, cirurgião vascular. Até o estresse pode ser o culpado. Sob tensão, os músculos se contraem. Isso pode aumentar a pressão venosa, fazendo com que os vasos se rompam e apareçam as manchas.


Texto Anterior: Mel entre as pedaladas
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.