São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Soja funcional
"Gostaria de dissipar minhas dúvidas sobre a soja. Vi na TV dois cientistas ingleses contestarem todos os benefícios conhecidos, acusando a soja de envelhecer o cérebro, causar câncer de mama e interferir na fertilidade. Quem tem razão?"
Elza Guimarães Marcelino, Marília, SP
"Os milhares de estudos científicos realizados mostram o contrário do que dizem esses cientistas", diz Jocelem Salgado, professora de nutrição da Esalq/USP. A proteína da soja reduz o risco de doenças cardiovasculares, e os fitoestrógenos (hormônio natural semelhante ao estrogênio humano, que não apresenta efeito colateral) inibem o desenvolvimento de células cancerígenas, além de aliviarem sintomas da menopausa e reduzirem o risco de osteoporose. A baixa incidência de câncer de mama e próstata entre os povos orientais rebate as críticas dos dois cientistas. Esses povos têm um consumo de soja 30 a 50 vezes maior do que os ocidentais, e a taxa de incidência de câncer entre eles é 8 vezes menor. "Se soja causasse câncer, infertilidade, envelhecimento do cérebro, o que seria do povo oriental? Esses cientistas querem defender teorias sem prova científica."

Penando para emagrecer
"Há dois meses faço exercícios aeróbicos e localizados, controlo a alimentação e bebo muita água, mas não consigo reduzir o peso. O que está errado?"
Valéria de Castro Bueno, Franca, SP
Aparentemente você está no caminho certo. "Seu histórico familiar, seu peso e sua altura podem fornecer informações valiosas para compreender por que você não está perdendo o peso que deseja, assim como sua idade, a intensidade e a frequência da atividade física que você faz", diz o endocrinologista João Régis Carneiro, do Hospital Samaritano (RJ). "Talvez seja preciso corrigir seu programa alimentar ou incrementar a prática de exercícios. Converse com seu médico para avaliar esses aspectos e investigar a ocorrência de doenças como hipotireoidismo, que prejudicam a dieta."

Doença rara
"Tenho miopatia muscular metabólica, uma doença rara, de origem genética. Qual o tratamento ideal?"
Jaílson Carlos de Oliveira, Ribeirão Preto, SP
Essa doença é causada pela falta de energia muscular, ou seja, pelo déficit de alguma enzima que impede a formação do ATP, que é a "usina da célula". "O problema pode ser causado por comprometimento do metabolismo das gorduras ou dos hidratos de carbono, ou por alterações na mitocôndria (parte da fibra muscular que produz o ATP)". O tratamento varia de acordo com a causa. "Consulte um neurologista", sugere José Antonio Levy, chefe de fisioterapia da Beneficência Portuguesa.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Drible a neura: Choro do bebê deixa pais assustados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.