São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Sal e limão ajudam a tirar gordura da panela

Panela engordurada em cima da pia é uma das visões mais aterradoras da cozinha. Como vencer esse "inimigo" sem perder muito tempo nem estragar o material da panela?
Para começar, é bom saber que fabricar crostas de gordura pode ser sinal de não calcular bem o tempo necessário para preparar a comida. "Um pouco de resíduo é normal, mas sempre cobrir o fundo pode ser resultado de cozimento inadequado", ensina Marcos Eitut, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac, em São Paulo.
Esperar a panela esfriar para remover a gordura com bucha de aço é o pior método -e especialmente danoso para as peças cobertas por antiaderentes.
Em vez disso, encha-a de água e coloque para ferver. Depois da fervura, as crostas amolecem. Para completar a limpeza, espalhe meio limão espremido e uma colher (chá) de sal no fundo e use uma esponja.
Produtos químicos desengordurantes pedem muita atenção no uso e devem ser abundantemente enxaguados em água corrente. No lugar deles, você pode recorrer a algumas substâncias de menor impacto ambiental: barrilha (carbonato de sódio), que elimina a gordura por ser alcalina, bicarbonato de sódio, abrasivo suave que forma um "detergente" ao reagir com óleo e gordura, e bórax, mineral alcalino puro que é desengordurante, mas pede cuidado extra por ser tóxico se ingerido.


Texto Anterior: Dia-a-dia: Compare
Próximo Texto: Na prateleira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.