São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Jovens machistas evitam visita médica de rotina

Cris Watk/ SXC
Conversar com o pai sobre saúde ajuda o jovem a considerar normal esse cuidado


Homem não chora -a frase, carregada de preconceito, ainda faz parte da idéia que muitos garotos têm da masculinidade. Uma imagem que pode até afetar a saúde dos adolescentes: jovens que têm uma percepção machista do que significa "ser homem" têm uma maior tendência a ignorar consultas médicas preventivas.
A conclusão é de um estudo feito com 1.677 jovens norte-americanos de 15 a 19 anos. Aqueles com uma percepção mais tradicional de masculinidade eram os que haviam feito menos visitas médicas de rotina no ano anterior. A descoberta sugere que eles associem a ida ao médico a um sinal de fraqueza. O trabalho, liderado por Arik Marcell, hebiatra da Johns Hopkins University, em Baltimore (EUA), foi publicado na "Pediatrics".
Segundo especialistas, os adolescentes precisam visitar o médico anualmente para adotar algumas medidas preventivas -de vacinas a testes de doenças sexualmente transmissíveis. Mas os garotos freqüentemente param de ir ao médico quando ficam mais velhos -em média, por volta dos 15 anos, de acordo com a pesquisa.
Conversar com os pais pode ajudá-los a mudar de atitude. O estudo mostrou que jovens que discutiam saúde sexual com os pais eram os que mais iam ao médico. O envolvimento do pai parece ter mais influência nessa questão do que o da mãe.

POESIA PARA DIABÉTICOS
Para orientar os portadores de diabetes sobre a importância de uma alimentação balanceada, a Sociedade Brasileira de Diabetes disponibiliza em seu site a Cartilha do Diabético. O diferencial está na apresentação do texto, em forma de poesias de cordel, criadas pelo poeta Manuel Monteiro. O texto pode ser lido ou escutado no site www.diabetes.org.br

RESPIRAR CORRETAMENTE
De 23 a 27 de abril, o hospital Cema, na zona leste de São Paulo, realiza uma campanha com foco na respiração nasal, com o objetivo de educar a população sobre a maneira correta de respirar. Durante a campanha, uma equipe de médicos do hospital ficará à disposição para esclarecer dúvidas e prestar orientações, das 9h às 16h, na r. Paschoal Moreira, 450 (Móoca, SP). Informações: 0/xx/11/6602-4000

ECONOMIA NA HIPERTENSÃO
A prática regular de exercícios físicos pode diminuir em até 36% os custos com o tratamento da hipertensão arterial. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelas faculdades de ciências e de medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista). No estudo, observou-se uma redução de 28% nos custos com consulta, 45% com exames e 25% com medicamentos entre os 31 pacientes que aderiram ao programa de condicionamento físico desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Bauru e pela Unesp. De acordo com Sandra Lia do Amaral, que participou da pesquisa, a economia está relacionada principalmente à queda da pressão arterial dos participantes.

TESTE IDENTIFICA ASMA INDUZIDA POR EXERCÍCIOS
Um novo teste, implantado pelo HCor (Hospital do Coração) de São Paulo, facilita o diagnóstico da asma induzida por exercícios. Em alguns esportes, como a natação (foto), ela atinge 29% dos praticantes. A identificação da doença aumenta as chances de tratamento.
Informações: 0/xx/11/3053-6611

PALESTRA SOBRE ARRITMIAS CARDÍACAS
O Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, promove, no próximo dia 26, a palestra gratuita "Arritmias cardíacas: o que são e como tratar". O evento será realizado das 15h às 17h e, após a apresentação, o cardiologista José Carlos Pachón responderá às perguntas da platéia. Inf.: 0/xx/11/ 5080-4127

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
A partir da próxima segunda-feira (23/4), pessoas com 60 anos ou mais poderão ser vacinadas gratuitamente contra a gripe nos postos da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Durante a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso, serão oferecidas também a vacina dupla (contra tétano e difteria) e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. A campanha será realizada até o dia 4/5, exceto nos dias 29/4 (domingo) e 1º/5, feriado do Dia do Trabalho. A vacina (foto) não gera reações adversas graves.


Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: Rosely Sayão: Trânsito e cidadania
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.