São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Salada californiana à la Pernambuco

O prato de hoje é uma releitura de uma salada clássica californiana feita pela chef Carla Pernambuco, que acaba de voltar maravilhada de uma estada de um mês na Califórnia. "Lá é muito evidente a preocupação de todos com a saúde. Há redes de supermercados de produtos orgânicos, de lojas de produtos integrais. É um outro mundo", diz ela. A salada original foi inventada em 1926 por Brown Derby, dono de uma casa em Hollywood de hambúrgueres e hot dogs, que um belo dia resolveu fazer essa salada toda picada e a serviu com os ingredientes enfileirados lado a lado. Foi um sucesso total. E ainda é, só que o tempero é mais americano -com queijo roquefort e molho vinagrete com pimenta- do que a charmosa versão abaixo, que leva mel, shoyo, gergelim, pistache,óleo de semente de uva... (BELL KRANZ)

Thai cobb salad
Calorias (1 porção): 504,6 g; proteínas: 20 g; lipídeos: 42 g; carboidratos: 12,6 g

Ingredientes (para 6 porções):
1/2 pé de alface romana picada, 1/2 pé de alface americana picada (ou agrião), 1/2 papaia verde ralada, 6 fatias de presunto parma ou pele de salmão ou de pato, 2 peitos de pato assados e desfiados (ou peito de frango), 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos, 1 ovo grande cozido (clara e gema amassadas em separado), 1 colher de sopa de cebolinha verde picada, 1 colher de sopa de manjericão tailandês (ou brasileiro) picado, 1/2 xícara de pistache, 1 abacate firme em cubinhos, 1/3 de xícara de limão ou vinagre de arroz, 2/3 de xícara de óleo de semente de uva (pode ser substituído por azeite extravirgem), 1 colher de sopa de mel, 1 pimenta vermelha sem semente picada, 2 colheres de sopa de shoyo ou molho de peixe, gergelim e brotos de nabo ou rabanete.

Como fazer:
Em uma tigela grande, misture bem a alface e o agrião. Em uma frigideira, frite com um pouquinho de óleo o presunto parma (ou a pele de pato ou de salmão) em fogo moderado, mexendo bem até que fique crocante -seque em papel absorvente. Descasque o abacate, corte-o em cubos de mais ou menos 1 cm e misture com as folhas. Descasque o mamão e rale no ralo grosso (ou faça fios). Em uma tigela, bata o suco de limão com o shoyo, acrescente o mel, a pimenta e o azeite aos poucos. Por último, salpique com gergelim. Para fazer as camadas da salada, use um aro quadrado ou redondo (pode ser uma fôrma de cortar biscoitos) sem fundo. Intercale as folhas, o molho, a papaia e o pato. Termine a salada decorando com manjericão, cebolinha, tomate, ovo picado e pistache. Salpique o presunto parma crocante e os brotos de rabanete. Receita da chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota.



Texto Anterior: A família agradece
Próximo Texto: Boquiaberto: Começa "caça" às trufas na Europa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.