São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Técnicas para tudo

A escolha do tipo de alongamento a ser feito depende dos objetivos de cada um e das condições e necessidades de cada corpo. O professor Mauro Guiselini resume a seguir as principais técnicas.

CORRETIVO
Usado para ajudar os músculos encurtados a recuperar o comprimento natural, melhorando a organização das articulações e a postura. A avaliação postural e a indicação dos exercícios deve ser feita por um especialista. Além de corrigir o desequilíbrio muscular, pode ser usado como prevenção.

ESTÁTICO
A extensão do músculo é conduzida até o início da sensação de desconforto (quando você percebe que, a partir daí, vai sentir dor) e a posição é mantida por cerca de 30 segundos.

MIOFASCIAL
O nome dá até medo, mas a técnica é bem amigável. É quase uma automassagem feita com rolos de espuma colocados sob as regiões tensionadas. Com o peso do próprio corpo, é feita uma pressão suave, por 20 a 30 segundos, nos "nós" de tensão, para desfazer a contração.

DINÂMICO
Movimentos como o de dobrar um joelho estendendo a perna oposta são feitos de forma suave. Enquanto um grupo muscular contrai, o oposto se alonga. É mais indicado para atividades aeróbicas, treino funcional e esportes.


Texto Anterior: O que pode ajudar
Próximo Texto: Empório: Nutrição, receitas, escolhas saudáveis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.