UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Pastel à la Slow Food

Marcelo Barabani/Folha Imagem


O restaurante Le Tan Tan, sede paulistana do Slow Food, movimento que prega a valorização das tradições regionais, garante o brasileirismo à receita de hoje com dois legítimos mineirinhos. Um deles é o cremoso meia cura, queijo de crosta lisa, fina e amarelada. O outro é o velho e bom requeijão Catupiry, criado em 1911, em Lambari (MG), por dois irmãos descendentes de italianos. Ambos são deliciosos, mas o catupiry é excelente, como diz o próprio nome, saído do repertório tupi-guarani.


Pastel de meia cura
Calorias (por pastel): 317,3; carboidratos: 27,2 g; proteínas: 7,6 g; lipídeos: 19,7 g

Ingredientes (para cinco pastéis)
Para os pastéis: 5 discos de massa de pastel, 50 g de alho-poró, 100 g de Catupiry, 60 g de queijo meia cura ralado, 20 g de manteiga ou azeite e óleo em quantidade suficiente para fritar. Para a calda: 150 g de geléia de damasco e 10 ml de vinagre de vinho branco.

Modo de fazer
Os pastéis: corte o alho-poró em cubos e refogue na manteiga ou no azeite durante cinco minutos. Retire do fogo, escorra e reserve. Misture o requeijão Catupiry, o queijo meia cura ralado e o alho-poró. Recheie os pastéis e frite-os apenas no momento de servir. A calda: misture a geléia com o vinagre e leve ao fogo por dez minutos. Sirva com os pastéis. Receita da chef Tatiana Szeles, do restaurante Le Tan Tan.


Texto Anterior: frases
Próximo Texto: outras idéias - anna veronica mautner: Modernas Transgressões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.