São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Tormento noturno

Eraldo Peres/Associated Press
Pesadelo demais, com muita constância, pode ser sinal de doença. Problemas pulmonares que dificultam a respiração são um dos males que elevam a freqüência de pesadelos noturnos. Entre as causas psicológicas estão a depressão e a síndrome do estresse pós-traumático, segundo o neurologista Ademir Baptista Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Agora, pesadelo de vez em quando é absolutamente normal e pode ter razões diversas: do incômodo de um cobertor pesado a um alimento mal digerido.

Medida providencial

Luana Fischer/Folha Imagem
O assunto pode ser nauseante, mas não dá para ignorá-lo. Satisfeitas as necessidades, evite dar a descarga com a tampa do vaso sanitário aberta. Se a pressão estiver desregulada, o usuário e o ambiente podem ser contaminados por bactérias. O perigo de contágio está no respingo de fezes: cada grama contém mais de 100 mil tipos de bactéria. "O que pode causar diarréia e até infecção intestinal", diz Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros, professor de infectologia da Universidade Federal de São Paulo.

Nada de bico

France Presse
O passar dos anos se mostra até nos lábios! A dermatologista Denise Steiner explica que, com o envelhecimento, ocorre uma retração óssea na região, e os lábios carnudos vão-se embora. Se eles nunca existiram, pois sempre foram finos, ficarão mais ainda. Além da retração óssea, "a pele também perde gordura, fibra e água com o envelhecimento, e os lábios acabam tornando-se mais finos". Quem faz bico porque não gosta da mudança pode tentar reverter a situação com técnicas de preenchimento.


Texto Anterior: Modos: Você cultua algum ídolo?
Próximo Texto: Adultos também sofrem com a hiperatividade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.