São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autotratamentos bizarros

Usar loção de pílula anticoncepcional na cabeça
Mito: o estrógeno (hormônio feminino) ajudaria a crescer o cabelo. Conseqüências: dinheiro é gasto à toa -as pílulas não são baratas- e efeito zero no couro cabeludo.

Excluir carne e carboidratos da dieta
Mito: esses alimentos influenciariam na queda do cabelo. Conseqüências: a falta de ferro, presente na carne, pode causar a queda.

Cortar cabelo na lua cheia
Mito: o corte, nessa época, fortaleceria os fios, acelerando seu crescimento. Conseqüências: no máximo, perder a bela visão da Lua por estar mais ocupado com uma tesoura.

Tomar choque no couro cabeludo ou ficar muito tempo de cabeça para baixo
Mito: ativaria a circulação de sangue na cabeça, prevenindo a queda. Conseqüências: dor, torcicolo e nenhum fio preservado, porque calvície não tem nada a ver com circulação.

Fugir da água clorada e da natação
Mito: cloro e atividades que impliquem cabelo na água estragariam os fios e provocariam queda. Conseqüências: nenhuma importante, além de se abster dos prazeres da natação.

Raspar a cabeça
Mito: fortaleceria os novos fios e evitaria a calvície. Conseqüências: nenhuma.

Passar fezes de animais, como galinha, na cabeça
Mito: os dejetos teriam propriedades milagrosas. Conseqüência: de uma dermatite a muito trabalho para tirar o odor.

Tomar remédio caseiro vendido em mercados populares
Mito: as ervas dos curandeiros de plantão seriam tiro e queda. Conseqüências: dependendo do conteúdo da solução, pode causar indigestão ou reações colaterais graves.

Tomar ou adicionar ao xampu vitamina A
Mito: ajudaria a fortalecer a raiz do cabelo. Conseqüências: a queda de fios é um dos efeitos colaterais do excesso de vitamina A, por exemplo.

Tomar bloqueadores de andrógeno
Mito: os hormônios masculinos seriam os causadores dos problemas de cabelo, por isso ingerir algo que os iniba. Conseqüências: para o homem, sinais de feminização, como aumento de mama e diminuição do pênis; para a mulher, insuficiência do fígado e, se estiver grávida, deformação do feto.


Fontes: Rodney Dawber, Álvaro Ney Bonadia, Deise Iamada, Fabíola Lucca Perfeito, Francisco Le Voci, Jackson Machado Pinto, Joana D'Arc Diniz, Márcio Santos Rutowitsch, Valcinir Bedin e Vítor Reis, médicos; Marco Antônio de Biaggi, cabeleireiro; Maria Valéria Robles Velasco, professora de cosmetologia; Ricardo Batalini, técnico capilar, e Sheilla Bellotti, terapeuta capilar


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Principais problemas e respectivos tratamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.