São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Unhas encravadas
"Como podemos evitar unhas encravadas? Meu filho foi operado, mas o problema voltou."
Kátia Navarro, via e-mail

As unhas encravadas ocorrem quando existe uma multiplicação dos vasos sangüíneos da região, que é conseqüência do contato da unha contra a pele. "Algumas pessoas apresentam maior facilidade de ter unhas encravadas do que outras", afirma Murilo Drummond, professor do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas (RJ) e membro da Academia Americana de Dermatologia. O problema pode causar sangramento, infecções e o aparecimento de uma carne esponjosa -granuloma piogênico- na pele do dedo. Segundo Drummond, o tratamento mais eficaz é uma cirurgia chamada cantoplastia, em que o dermatologista retira a pele doente e o canto da unha. "Esse procedimento costuma solucionar o problema."

Problemas com leite
"Minha filha, que hoje tem 12 anos, não consegue tomar leite muito rápido desde que tinha uns cinco anos de idade. Se bebe muito rápido, sente mal-estar e enjôo, começa a suar e fica gelada. Há uns quatro anos, a pediatra suspeitou de que ela tivesse hérnia de hiato. Ela fez os exames, mas nada foi constatado."
Marilza de Abreu Bittencourt, São Paulo, SP

Essa reação ao leite pode ser sintoma de vários distúrbios, relacionados a diferentes órgãos do corpo. "Pelas informações disponíveis, infelizmente não é possível avaliar que tipo de problema a criança apresenta", afirma o pediatra Cid Pinheiro, do hospital São Luiz (SP). Segundo ele, o ideal seria consultar um pediatra de confiança para fazer uma nova avaliação. "Com levantamento do histórico clínico e um exame físico minucioso, será possível chegar a um diagnóstico preciso e fazer o tratamento mais adequado."

Dores nos seios
"Por que, quando faltam de 10 a 15 dias para a menstruação, tenho fortes dores nos seios? Já fui a médicos, fiz exames e não deu nada, eles dizem que é normal. É normal mesmo? Não tem cura ou tratamento?"
T. M., Campinas, SP

Essas dores nos seios são chamadas de mastodinia. "É a dor mamária cíclica que pode fazer parte da síndrome da tensão pré-menstrual", afirma a mastologista Patrícia de Melo, da Beneficência Portuguesa (SP). Muito comum, a mastodinia é causada pela retenção de líquidos decorrente das alterações hormonais dessa fase do ciclo menstrual. A mastodinia pode ser controlada pela prática de atividade física regular e pela mudança de hábitos alimentares, reduzindo o sal e evitando metilxantinas (chocolates) e cafeína (café, chás e refrigerantes). "Se as dores são intensas, deve-se usar medicação específica, prescrita por um mastologista", orienta a médica.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: Outras idéias - Maria Celia de Abreu: Registrar a própria história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.