São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

inspire respire
transpire


Sem contato

Aulas que mistura m boxe, caratê, judô e jiu-jítsu dispensa m contato direto, queimam calorias e melhora m o condicio namento físico

THIAGO MOMM
DA REPORTAGEM LOCAL

Pensando nos alunos que buscam os benefícios da prática de luta, mas querem evitar confronto, academias oferecem uma variedade de aulas com oponentes imaginários.
E esses adversários tendem a apanhar cada vez mais: com o crescimento das MMA (sigla em inglês para artes marciais misturadas), golpes de jiu-jítsu, muay thai e outros são mixados em uma mesma aula.
"A intenção é pegar essa mistura de lutas feita para o vale-tudo, tirar a violência e colocar num treinamento físico para academias", explica Mauro Cardaci, que coordena lutas e musculação da Fórmula Academia, em São Paulo.
A academia está com matrículas abertas para a nova modalidade "Fórmula fight", aula de "condicionamento físico da luta para não-lutadores" inspirada em movimentos de judô, caratê, boxe, kung fu e jiu-jítsu. O contato, como em outras aulas do gênero, restringe-se a chutar e socar Bob, um boneco maciço já familiar nas academias. As aulas estão programadas para começar em agosto.
A proposta de evitar o confronto atrai, principalmente, as mulheres. E serve como oportunidade, diz Robson Maciel, professor da Fórmula, "de ter uma visão melhor de cada luta, para, se o aluno quiser, prosseguir para algo mais específico".
Outra chance de suar sem se engalfinhar com adversários é praticar uma hora de kata, seqüência de movimentos de caratê, ou de kati, o equivalente em relação ao kung fu. Força, resistência e concentração são os principais benefícios.

700 calorias
Na Runner, pode-se fazer a "Runner fight", 45 minutos de coreografia de boxe, caratê e muay thai embalados por música eletrônica. A finalidade da aula é a resistência muscular localizada, explica Danilo dos Santos Nery, professor da academia. O gasto energético fica entre 400 e 600 calorias.
A Runner oferece também o "Boxe training" e o "Bob circuit", treino em que, além de bater no boneco, soca-se manoplas (luvas acolchoadas) seguradas por outro aluno e pratica-se exercícios aeróbicos como step e pular corda.
Parecida com o "Bob circuit", o "Circuito de lutas", oferecido pela academia Reebok, dura uma hora e tem gasto de até 700 calorias, com tonificação de braços e ombros e desenvolvimento de agilidade e coordenação motora.

Zen
Bem menos acelerado, há o iaijutsu, arte de desembainhar uma espada japonesa e usá-la contra os oponentes imaginários em busca de concentração, equilíbrio, postura, flexibilidade e disciplina. O treino ajuda, ainda, a atenuar o estresse, garante Marcelo Neje, que dá aulas de iaijutsu na academia Competition.
Entre os iniciantes, a prática se dá com uma espada de madeira. Depois, usa-se uma espada de metal, mas sem cortes. Se o aluno quiser treinar lutas, há o kenjutsu, modalidade com o uso de espadas ocas, de bambu.


Texto Anterior: Entrevista: O avesso do exercício
Próximo Texto: [+] Onde praticar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.