São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPELHO

Vaidade da boa e beleza para todos

Pele polida


Mesmo no frio, vale fazer uma esfoliação para ajudar a revitalizar rosto e corpo


ALESSANDRA KORMANN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O creme cheio de minúsculos grãos é espalhado sobre o rosto, produzindo uma espuma macia e perfumada. A sensação é a de um frescor imediato. Parece que a pele se abre e volta a respirar.
Uma boa esfoliação é um dos cuidados essenciais para manter a pele saudável, mas é preciso muita atenção ao realizar essa prática, principalmente com o clima frio e seco desta época do ano.
"É preciso reduzir a frequência da esfoliação no inverno, especialmente quem tem pele sensível", afirma a dermatologista Ligia Kogos. Em um clima normal, quem tem pele oleosa pode fazer duas vezes por semana -para os outros tipos, uma vez por semana é o suficiente.
"Dá para sentir a hora certa de fazer a esfoliação. A pele fala, e é bom ouvir o que ela está dizendo."
Esse processo é importante porque remove as células mortas e ajuda a recuperar a vitalidade da pele.
"A esfoliação promove a descamação da parte exterior da epiderme, o que favorece a penetração de ativos e tira o excesso de oleosidade", explica a dermatologista Andréia Mateus Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
O processo de esfoliação pode ser mecânico, feito por meio da fricção de componentes granulosos, ou químico, com substâncias que fazem a descamação, tipo ácidos retinoico e glicólico.
No entanto, é preciso cuidado. "Quem tem lesões inflamatórias por acne e espinhas deve procurar um dermatologista, porque nesse caso a esfoliação pode deixar cicatrizes", alerta Andréia.

PASSE EM CASA
Uma boa esfoliação pode ser feita com produtos naturais que as pessoas normalmente têm em casa. A mistura deve conter substâncias granulosas, que fazem a retirada das células mortas, e emolientes, que amolecem e hidratam a pele.
Para o rosto, devem ser utilizados grãos mais finos, como farinha de aveia ou açúcar mascavo.
Para o corpo, dá para usar na mistura sais de banho ou sal grosso. Outra opção é passar os produtos emolientes no corpo com bucha vegetal.
Como emolientes, podem ser utilizados iogurte natural, mel, óleo de amêndoas ou creme para massagem.
Algumas frutas podem ser adicionadas à mistura, já que contêm substâncias boas para a pele. É o caso dos morangos, que contêm ácido glicólico, do suco de laranja, rico em ácido ascórbico, e do mamão papaia, batido ou amassado, que tem papaína.
Os ingredientes devem ser misturados até produzir uma consistência cremosa e granulosa. Uma dica esperta é lavar a pele antes, deixá-la umedecida. Isso facilita a retirada de células mortas.


Texto Anterior: Roda e avisa
Próximo Texto: Manchas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.