São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para médico, botox será o tratamento do futuro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Autor de estudos sobre a aplicação do botox para acne, o cirurgião plástico de Chicago Anil Shah diz ser o único a ter cadastrado pesquisa sobre o tema no Pubmed (sistema da biblioteca nacional de medicina dos EUA que reúne citações de artigos científicos).
Leia, a seguir, trechos da entrevista que ele concedeu à Folha por telefone.

 

FOLHA - O uso do botox para tratar acne foi aprovado nos EUA? Ele pode ser considerado seguro?
ANIL SHAH -
O único pedido aprovado para uso cosmético do botox nos EUA é o de tratamento das linhas de expressão entre as sobrancelhas. Todas as outras utilizações, incluindo a antirrugas, são consideradas "off label" [uso não indicado em bula].
O botox é completamente seguro. O pior que pode acontecer é trazer um resultado estético que não agrade ao paciente e, mesmo assim, esse resultado dura só seis meses.

FOLHA - O senhor considera o botox mais eficaz do que o Roacutan?
SHAH -
A isotretinoína é muito poderosa, mas traz uma série de efeitos nocivos. É um tratamento radical e perigoso por diversos motivos.
Por exemplo, no caso de mulheres em período fértil, principalmente de adolescentes, você pode receitar um anticoncepcional junto com o Roacutan, mas isso realmente garante que elas não engravidem?
A garota pode se esquecer de tomar a pílula, pode ter vergonha de tomá-la porque garante aos pais que não tem vida sexual ativa, e as consequências disso vão ser muito, muito drásticas.
Segundo a minha pesquisa, o botox pode ter o mesmo efeito de diminuição da oleosidade cutânea e não trazer efeitos colaterais sistêmicos.
Segundo a minha pesquisa, o botox pode ter o mesmo efeito de diminuição da oleosidade cutânea e não trazer efeitos colaterais sistêmicos.

FOLHA - O senhor acha que o botox é o futuro do tratamento da acne?
SHAH -
Existem muitos tipos de acne e muitos tipos de paciente. Nunca haverá um único tratamento capaz de responder a todos os casos. Mas acredito que botox será um dos principais tratamentos, sim. (JC)


Texto Anterior: Dermatologia: Agulhada nas espinhas
Próximo Texto: Hora de ir ao médico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.