São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias

Hóspedes verdes

Floriculturas oferecem "hotel" para deixar plantas durante viagens; serviços podem incluir, além da rega, adubo, replantio e poda

Greg Salibian/Folha Imagem
Plantas que estão aos cuidados da floricultura Nosso Jardim (SP)


FLÁVIA GIANINI
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Cuidar de uma planta, assistindo ao seu desenvolvimento, é qua-se poético. Mas deixar a chave de casa com o vizinho nas férias e esperar que ele regue diariamente seus vasos e canteiros pode ter final digno de tragédia grega: encontrá-los totalmente secos acaba com a graça do descanso. Algumas floriculturas enxergaram aí um mercado inexplorado e já oferecem serviço de "hotel" para cuidar das plantas na ausência dos donos. O bom é que o preço é acessível: em média, a diária é de R$ 1. Se suas plantas não se resumem a cactos, que suportam dias sem água e alta variação de temperatura, vale considerar o serviço, afirma o engenheiro agrônomo Mário do Nascimento Júnior, da Escola Municipal de Jardinagem, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Ele diz que plantas de vasos exigem mais atenção no verão, pois chuvas fortes, ventanias ou calor excessivo podem apodrecê-las. "E o excesso de água é um convite a pragas e mosquitos, como o da dengue."
Já existe até um misto de hotel com spa, com direito a check in e a tratamento em caso de doenças. Os hotéis ainda adubam, fazem replantio e podam. No Bonsai Kai Plantas, em São Paulo, a planta tem diagnóstico e relatório encaminhados ao dono por e-mail ou fax. Os donos mais hesitantes podem ficar tranqüilos: na maioria dos hotéis, os exemplares doentes ficam separados das outras plantas. Alguns oferecem até seguro em caso de morte.
"O objetivo não é só cuidar, mas dar um tratamento especial para deixar o vaso melhor do que antes", garante César Valentim, da Valentim Paisagismo e Jardinagem.

Bonsais
Os hotéis de plantas se disseminaram recentemente, mas já existem há mais tempo para os bonsais. E é provável que tenham surgido em função dessas plantas, que exigem atenção especial. "Precisam de meio período de sol por dia e de muita água, além de adubação mensal e exposição ao frio da noite. Algumas exigem água duas vezes por dia", diz Helenir Cândido, que tem um hotel de bonsais há dez anos. E até para os jardins plantados na terra já há solução.
Floriculturas como a Nosso Jardim, em São Paulo, oferecem o serviço de cuidadores em domicílio. "Agendamos as datas, os horários e o acesso à casa com antecedência", diz a proprietária, Eliana Garcia. Mesmo com o cuidado de levar o vaso às floriculturas, há quem esqueça ou abandone suas plantas no local. Nesse caso, após um prazo do abandono, em geral a planta é colocada à venda.


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Lembrando Natais
Próximo Texto: Para deixar as plantas nas férias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.