São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Dieta saudável e saúde da próstata

Um estudo divulgado na versão on-line do "American Journal of Epidemiology" apontou que uma dieta rica em vegetais e em carnes magras e pobre em gorduras diminui o risco de hiperplasia benigna da próstata. Foram analisados 4.770 homens com mais de 55 anos, dos quais 876 desenvolveram a doença.
Pesquisadores do Centro Hutchinson de Pesquisa sobre Câncer, nos EUA, apuraram que a alimentação com alto teor de gorduras aumenta o risco em 31% e o consumo de carne vermelha, em 38%. Já a ingestão de quatro ou mais porções de legumes e verduras diminui a incidência em 32% e o consumo regular de, no máximo, duas doses diárias de bebidas alcoólicas está associado à redução do risco em 38%.
A hiperplasia benigna da próstata, de acordo com os pesquisadores, atinge 50% dos homens aos 50 anos e quase todos os homens com 70 anos de idade e é associada à dor freqüente ao urinar. O crescimento da glândula pressiona a uretra e dificulta o esvaziamento da bexiga. Assim, aumenta também a freqüência para urinar.
Os mecanismos de redução dos riscos não são conhecidos, mas, segundo o estudo, há evidências de que gorduras de vários tipos aumentam a resposta inflamatória do organismo e de que álcool e verduras diminuem a circulação dos hormônios estrógenos e andróginos.
O estudo não encontrou relação entre suplementos como antioxidantes, zinco e cálcio e a redução dos riscos de desenvolver a doença.

Alzheimer
A Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo, lança hoje, às 19h30, um livro sobre a doença de Alzheimer, com palestra gratuita sobre o tema. Inscrições pelo site www.livrariadavila.com.br.

Guia gratuito
O Oncoguia lançou um manual sobre os direitos de quem tem câncer, como desconto em impostos. Instituições interessadas no guia, que é gratuito, podem solicitar uma cópia pelo tel.: 0/xx/11/3053-6917.

Estudo avalia consumo de álcool e cigarro
Uma pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo mostrou que o consumo diário de bebidas alcoólicas é mais comum do que o uso diário de cigarro. Foram entrevistadas 339 pessoas. A maioria (250) disse que já havia experimentado álcool e 70 afirmaram beber diariamente. Questionadas sobre o uso do tabaco, 225 disseram já ter experimentado cigarros ou outros derivados. Dessas, 28 responderam que fumavam todos os dias.

Diabetes A ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) realiza neste sábado (23/2), às 10h, palestra gratuita sobre a doença. O evento será na sede do órgão, no bairro da Água Branca, em São Paulo. Inscrições: 0800-100627


Texto Anterior: Na prateleira
Próximo Texto: Rosely Sayão: Passagem pela adolescência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.