São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para equilibrar o fluxo de ar

De acordo com Anderson Allegro, biólogo e professor de ioga, o fluxo de ar da respiração oscila, aproximadamente, a cada duas horas durante o dia. Isso quer dizer que uma das narinas fica um pouco mais aberta e a outra, mais fechada, trazendo mais ou menos oxigênio para cada lado de corpo.
"Respirar tapando e destampando alternadamente cada uma das narinas ajuda a reequilibrar essa entrada de ar. Isso faz com que tanto a ação de energizar como a de acalmar a respiração atuem de forma harmônica", afirma Allegro.
A prática também é boa para aumentar a consciência do processo respiratório, além de estimular a respiração pelas narinas, que é considerada a forma ideal de inspirar.
Em menor grau, essa respiração ajuda ainda a evitar a obstrução das narinas por excesso de muco. E, como exige concentração para ser realizada, pode também ter um efeito relaxante.


Texto Anterior: Para acalmar
Próximo Texto: Pilates X Ioga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.