São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Lentilha possui alto valor protéico

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Embora possam ser utilizadas em saladas, lentilhas são o típico ingrediente de inverno, época em que costumam aparecer em sopas, cremes e outros pratos substanciosos, como aqueles que levam lingüiça e carnes suínas em geral.
Com o trigo e a cevada, foi um dos primeiros vegetais cultivados pelo homem. Na região da atual Síria, foram encontrados vestígios de grãos em sítios arqueológicos que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C.
Nativa do Oriente Médio, sua produção se concentra atualmente na Ásia, onde a Índia ocupa o primeiro lugar do ranking. Com média de 40 cm de altura, a planta tem sementes comestíveis e achatadas que se desenvolvem no interior de pequenas vagens.
Segundo a enciclopédia "The Oxford Companion to Food", o tamanho e a cor das lentilhas variam. Os dois principais tipos cultivados no Oriente são as relativamente grandes e de cor clara ou amarela e as pequenas, que podem ser das cores marrom, rosa ou cinza.
Na Índia, no entanto, grãos de outras famílias também são chamados por esse nome. Na Europa, alguns tipos de lentilha são considerados iguarias, caso da variedade francesa "du Puy", pequenina e verde.
Com alto teor protéico, trata-se de um alimento muito indicado para pessoas que seguem dieta vegetariana. Nesse quesito, perde apenas para a soja, com 26 g de proteína contra 38 g (por 100 g). Segundo Elaine Bento, nutricionista e diretora da Associação Paulista de Nutrição, embora sejam menos completas que as proteínas de origem animal, as proteínas da lentilha têm outras qualidades: "Elevado número de fibras e ausência de gordura que prejudica o organismo, contendo gorduras ômega-3 e ômega-6".
Ainda de acordo com a nutricionista, a lentilha é um ingrediente rico em cálcio, ferro, potássio, zinco, vitaminas do complexo B e fibras, assim como as demais leguminosas (feijão, soja, ervilha, fava e grão-de-bico). "Devido ao seu elevado teor de fibras, pode ser um coadjuvante na redução da taxa de gordura no sangue e auxiliar no bom funcionamento do intestino", afirma.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Creme de lentilhas verdes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.