São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Selo ambiental orienta a compra do produto

Um bom instrumento para o consumidor saber se o produto é minimamente sustentável são os chamados selos verdes. Mesmo sendo importante questionar o vendedor sobre as origens e os processos de produção, nem sempre é possível fazer isso na hora da compra. Tampouco é uma ocasião em que pode ser feita uma averiguação mais profunda -e nem é esse o papel do consumidor final. "Não dá para jogar nos ombros dos consumidores toda essa responsabilidade", diz André Carvalho, do Centro de Estudos em Sustentabilidade, da FGV-SP.
São as próprias empresas e as instituições governamentais e não-governamentais que procuram a adequação, a avaliação e a certificação dos produtos. No caso dos selos ambientais, eles são classificados em três tipos, explica Jorge Cazajeira, presidente mundial da ISO 26.000 (conjunto de normas e orientações para que as empresas possam adequar suas práticas para torná-las sustentáveis)


Texto Anterior: Algodão ecológico
Próximo Texto: Tipos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.