São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

auto-ataque

Estudo publicado na revista "Nature Medicine" indica que a pré-eclâmpsia pode ser uma doença auto-imune

DA REPORTAGEM LOCAL

Súbito e intratável -dois termos que acompanham o surgimento da pré-eclâm-psia. O problema, caracterizado por hipertensão e excesso de proteína na urina, pode acometer mulheres durante a gravidez. Quando ocorre, é preciso agilizar o parto -um risco para a mãe e o bebê. Mas uma nova abordagem científica quer substituir esse quadro por outro: previsível e tratável.
A novidade está em um estudo da Universidade do Texas (EUA). Divulgado na "Nature Medicine", ele traz evidências de que a pré-eclâmpsia pode ser uma doença auto-imune.
Essas doenças ocorrem quando o sistema imunológico (que combate elementos invasores, como vírus) gera auto-anticorpos, que agem contra o próprio organismo. Segundo os pesquisadores, na pré-eclâm-psia, é a ação dos auto-anticorpos que gera a hipertensão.
No estudo, foram coletados anticorpos de grávidas com a doença. O material foi inoculado em ratas, que tiveram sintomas parecidos. Se o dado for comprovado em humanos, a meta é criar métodos de diagnóstico e tratamentos com base na ação dos auto-anticorpos.
A tese é animadora, segundo a imunologista Silvia Daher, professora do departamento de obstetrícia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Mas, para ela, é difícil que a explicação se aplique a todos os casos. "Tem se pesquisado muito a participação do sistema imunológico na pré-eclâmpsia, e esse estudo merece atenção. Mas não se sabe se esses auto-anticorpos estão presentes sempre ou só em alguns casos."
A doença, afirma, está relacionada a questões genéticas, infecciosas e inflamatórias. A obesidade é um fator de risco. (AMARÍLIS LAGE)


Texto Anterior: Os temperos na cozinha
Próximo Texto: Dia-a-dia/Em casa: Cafeteira italiana deve ser guardada desmontada para evitar risco de mofo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.