São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIA-A-DIA

EM CASA


Cafeteira italiana deve ser guardada desmontada para evitar risco de mofo

Inventada por Alfonso Bialetti há 75 anos, a cafeteira italiana ainda pode ser encontrada em cerca de 90% dos lares da Itália e também está presente em muitas casas brasileiras. Tomar alguns cuidados simples ajuda a mantê-la bem conservada por mais tempo.
Ao fazer o café, deve-se usar pó para expresso, de moagem não muito fina para não entupir o filtro, ensina Alexandre Queiróz, analista de produtos da Imeltron, que importa as cafeteiras Bialetti no país. "Também é bom evitar pressionar o pó dentro do filtro, como fazem os baristas com as máquinas que têm porta-filtro. Isso pode entupir a peça, formando uma placa de pó e impedindo que a água suba", completa.
O nível de água não deve ultrapassar a marca indicadora e o fogo deve ser baixo, para não queimar o fundo da cafeteira.
Ao finalizar o processo, nada de deixar a limpeza para depois: o recomendado é lavar a cafeteira logo após o uso. Para isso, basta usar detergente neutro. "Não se deve utilizar nada que contenha cheiro, principalmente na parte interna do produto, nem utensílios abrasivos, como esponjas de aço", afirma Queiróz.
E, na hora de guardar a cafeteira, deixe-a sempre desmontada. "Do contrário, se ela estiver úmida, pode mofar."
Se há vazamentos, pode ser hora de trocar a borracha, o que pode ser feito pelo próprio usuário. A peça costuma estar disponível nas lojas que vendem o produto.


Texto Anterior: Saúde: Auto-ataque
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.