São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 2006
Próximo Texto | Índice

Pergunte Aqui

FIGO SECO
"Sou diabético e gosto muito de figo. Gostaria de saber se o figo seco tem açúcar."
LEANDRO CHIMIONATO

Segundo a nutricionista Gisele Rossi Gouveia, da Sociedade Brasileira de Diabetes, a quantidade de açúcar (carboidratos) do figo seco é semelhante à da fruta fresca. "Enquanto uma unidade de figo in natura tem cerca de 11 g de carboidrato, uma unidade do seco tem 18 g. Trata-se de um alimento bem mais saudável do que um doce", afirma. A nutricionista só alerta para o perigo do exagero em relação ao figo seco. "Quando a fruta é seca, fica visualmente menor", diz. Ela também lembra que um outro tipo de figo muito consumido no Brasil, o cristalizado, recebe adição de açúcar e, por isso, possui mais carboidratos: 41 g por unidade.

SAPATILHAS DE IOGA
"Vocês sabem informar onde posso encontrar uma sapatilha de ioga?"
SUELI

A professora de ioga Márcia De Luca, do Ciymam (Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda), em São Paulo, diz que, nas lojas esportivas, é possível encontrar sapatilhas específicas para a prática. Geralmente, são feitas de material sintético, mais flexível e que não causa desconforto nos movimentos. Mas, para sentir melhor o chão e ter mais segurança dos movimentos, a professora recomenda praticar ioga descalço e sem meias.

TRANSPORT
"Tenho 67 anos e a pressão e os níveis de colesterol e de triglicérides em ordem. Pratico esportes regularmente, em especial vôlei adaptado para a 3ª idade e caminhadas. De tempos para cá, passei a substituir a caminhada pelo transport (de 20 a 25 minutos diariamente). Estou certo? Esse aparelho propicia ganhos de saúde?" AUGUSTO LUPPI

Segundo o ortopedista e médico do esporte Ricardo Galotti, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o transport tem a vantagem de movimentar os membros inferiores e superiores sem causar o impacto nas articulações do tornozelo e do joelho que ocorreria numa caminhada. "O leitor está correto em usar o transport, ainda mais associado ao vôlei. É bom lembrar que deve-se procurar um médico para adequar a carga de treinos e a frequência cardíaca", afirma.


Próximo Texto: Outras idéias - Michael Kepp: Minhas belas bolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.