São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Lanche de verão

Com um pouco de criatividade, é possível escapar da dobradinha sanduíche-suco e preparar um lanche bem caprichado e nutritivo para os dias mais quentes. Esta torta, por exemplo, é uma boa opção. Como seu nome sugere, ela foi criada originalmente para ser consumida na Páscoa, mas é sob medida para os verões tropicais, pois deve ser servida morna. Além de diferente, a combinação de espinafre e acelga no recheio é rica em ferro e vitaminas.

Torta pasqualina

Calorias (por fatia): 326,7; carboidratos: 22,8 g; lipídeos: 19,4 g; proteínas: 15,2 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem

Ingredientes (para 12 fatias)
Para a massa: 1/2 kg de farinha, 100 g de margarina, sal a gosto, água morna e ovo batido para pincelar. Para o recheio: 1/2 kg de espinafre e 1/2 kg de acelga (de ambos, só as folhas e os talos mais tenros); 100 ml de azeite; 1 cebola grande picada; 1 alho-poró picado (sem as folhas); 3 ovos inteiros; 1 xícara (chá) de parmesão ralado; 300 g de pão de fôrma (sem casca) e 1/2 ovo cozido.

Modo de fazer
A massa: misture a farinha, o sal e a margarina até formar uma espécie de farofa. Acrescente a água morna aos poucos, misturando bem, até obter uma massa lisa. Reserve. O recheio: pique as folhas de espinafre e acelga e misture-as com a cebola e o alho-poró. Esquente o azeite de oliva em uma panela grande, acrescente a mistura de verduras e refogue. Esfarele o pão. Em uma vasilha grande, coloque as verduras refogadas, os ovos, o pão esfarelado e o parmesão. Misture e tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Se o recheio ficar seco, acrescente um pouco de leite. Se quiser, passe-o pelo processador. Reserve. A montagem: faça dois discos de massa com mais ou menos 30 cm de diâmetro. Sobre um dos discos, coloque o recheio, deixando a borda descoberta. Bem no meio, coloque o ovo cozido, tomando o cuidado de cobri-lo com o recheio. Passe ovo batido na borda e cubra com o outro disco, pressionando as bordas para uni-las. Com um garfo, faça furos na massa. Pincele com ovo batido e asse em forno moderado (160) até dourar. Receita do chef Hugo Ibarzábal, do restaurante Cantucci.


Texto Anterior: Solução cirúrgica
Próximo Texto: Quem diria!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.