São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POUCAS E BOAS

Festa do Ano-Novo chinês em São Paulo
Sábado e domingo (24 e 25/1), das 12h às 20h, o bairro paulistano da Liberdade comemora o Ano-Novo chinês, que começa na segunda-feira. Durante a festa, as 15 barracas de comidas típicas instaladas na rua Galvão Bueno recolherão litros de óleo usados em frituras para serem comercializados e empregados na fabricação de biodiesel. A renda obtida será revertida a projetos sociais destinados a crianças e jovens de baixa renda. Informações pelo site www.anonovochines.com.br.

Propaganda de comida em revistas
Em estudo baseado nas 30 revistas mais vendidas do mundo, pesquisadores da Universidade Newcastel, do Reino Unido, constataram que publicações que traziam dicas de alimentação saudável apresentavam também em suas páginas anúncios de alimentos com excesso de sal, açúcar ou gordura, contrariando o conteúdo apresentado nas reportagens.

Vida social agitada afasta demência
Pessoas sociáveis e que não perdem o controle com facilidade têm risco 50% menor de desenvolver problemas mentais como a demência, de acordo com estudo feito por pesquisadores do Karolinska Institute, na Suécia. Os responsáveis pela pesquisa constataram a ligação entre saúde mental e sociabilidade, mas não conseguiram determinar os mecanismos que explicam a relação.

Trabalho voluntário prolonga vida
A realização de trabalhos voluntários pode ajudar idosos a viverem mais, de acordo com um estudo da Clínica Mayo, nos EUA. Segundo os pesquisadores, pessoas mais velhas que fazem trabalhos voluntários sofrem menos de doenças cardíacas e vivem mais tempo do que aquelas que não praticam esse tipo de atividade. Os benefícios puderam ser observados entre pessoas engajadas em atividades do gênero por, no mínimo, duas horas semanais.

Bactéria e obesidade
A microbiota, ou flora intestinal, está relacionada à obesidade, de acordo com estudo publicado na "Proceedings of the National Academy of Science". Segundo a pesquisa, algumas bactérias fazem com que o corpo precise de mais energia e seja mais propenso a engordar.

Reduzir sal melhora saúde do coração
Diminuir a quantidade de sal na comida é uma recomendação antiga para quem sofre de hipertensão. Agora, estudo publicado na revista médica "American Journal of Clinical Nutrition" constatou que o cuidado deve ser seguido também por quem tem pressão normal ou está acima do peso. Segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo, a redução do sal e, consequentemente, do sódio, um de seus componentes, melhora a circulação do sangue e diminui riscos de doenças cardiovasculares.

Exames e remédios grátis em Itapeva (SP)
A população de Itapeva (290 km de São Paulo) terá acesso a serviços gratuitos de saúde básica, entre os dias 23 e 30 de janeiro, oferecidos pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (www.fcmscsp.edu.br) em parceria com a prefeitura municipal e a empresa farmacêutica Pfizer, por meio do projeto Expedições Científicas e Assistenciais. Serão realizados exames de risco, consultas médicas, palestras sobre prevenção a doenças e distribuição de medicamentos.


[...] SEGUNDO LEVANTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, O DIABETES É RESPONSÁVEL POR 5% DE TODAS AS MORTES



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: "Home care" é tão efetivo quanto internação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.