São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Home care" é tão efetivo quanto internação

Para certos tipos de paciente, fazer o tratamento em casa, no sistema "home care", traz os mesmos benefícios da internação por custos similares ou mais baixos, revelou um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e da Itália.
Uma revisão de dez estudos com um total de 1.327 pacientes de 70 anos ou mais com doença pulmonar obstrutiva crônica, que tiveram AVC ou com condições médicas agudas, procurou determinar se a saúde dos que recebem cuidados em casa comparada à de internados em hospitais têm uma evolução melhor ou equivalente.
Depois de três meses, as taxas de mortalidade foram semelhantes nas duas formas de cuidado. Já após seis meses, concluiu-se que pessoas alocadas em "home care" tiveram um risco menor de morte: 63 pacientes entre 302 morreram (20%) em "home care" e 83 pacientes em 305 morreram (27%) no hospital. Os pesquisadores observaram ainda que a satisfação dos pacientes era mais alta entre aqueles que receberam tratamento em casa -93% dos que sofreram de celulite (inflamação do tecido subcutâneo) estavam mais felizes em casa, contra 67% dos internados em hospital , por exemplo.
Entretanto, as taxas de mortalidade após três meses mostraram-se menores entre pacientes internados em unidades hospitalares por AVC em comparação com os tratados em casa.

ALTERNATIVA
Idosos que receberam cuidados médicos em casa mostraram alta satisfação com o tratamento


Texto Anterior: Poucas e boas
Próximo Texto: Anna Veronica Mautner: Treinar para o novo mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.