São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atitudes próprias de pai moderno

* Exercita a paternidade antes mesmo de o rebento vir ao mundo. A mulher, que carrega o bebê, tem um elo de ligação mais forte, claro. Mas o homem pode e deve intensificar essa proximidade com a criança e com a vida dela, acompanhando a mulher nas consultas médicas, por exemplo, ou nas compras do enxoval.
* Respeita as opiniões da mãe no convívio com os filhos, uma das regras fundamentais para o exercício saudável da paternidade. Assim, a criança cresce em um ambiente onde o respeito é uma atitude valorizada.
* Mostra sentimentos de toda sorte, não apenas os valorizados pela sociedade, mas também os sentimentos de fraqueza, tristeza e incerteza. Nenhum pai encarna o ser humano perfeito, portanto deve ser visto como um modelo real que também comete erros.
* Demonstra o afeto de uma forma individualizada, própria, e não padronizada. Sabe que não é preciso trocar todas as fraldas do bebê ou se sentir culpado porque faltou às reuniões de pais e mestres da escola para ser um pai participativo.
* Mostra-se sensível e presente, mas nem por isso abandona a função de educador, impondo, por exemplo, limites e outras ações disciplinares.
* Conquista e preserva o hábito de estar em constante diálogo com os filhos, o que significa saber também ouvi-los.
* Não pede licença para exercer a paternidade quando o casamento acaba. Com a separação do casal, o distanciamento que ocorre é em relação à ex-mulher, e não aos filhos. A tarefa pode ser árdua no início, mas é indispensável para garantir a harmonia no relacionamento com a prole -e mesmo com a ex.
* Exerce a paternidade durante toda a vida, pois ela não acaba nunca. Os filhos crescem, mas o papel do pai na vida deles é sempre fundamental.


Fontes: Luiz Cuschnir, psiquiatra; Sandra Fedullo Colombo, terapeuta familiar; Malcom Montgomery, ginecologista; Alice Maria Dellitte e Maria Tereza Maldonado, psicólogas


Texto Anterior: Pai moderno exige ser mais do que provedor
Próximo Texto: Como a mulher pode colaborar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.