UOL


São Paulo, quinta-feira, 22 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Sem fronteiras

O crocante "radicchio" (também chamado de alface trevisano) é italiano, o cuscuz de semolina -tão diferente do preparado com farinha de milho ou tapioca- é prato indispensável no Marrocos, e o xerez andaluz é vinho nobre de estirpe espanhola. A receita de hoje comprova que romper fronteiras funciona muito bem na cozinha se os ingredientes são bem dosados. Para enriquecer a fusão, dois toques franceses: a mostarda Dijon e a "ciboulette".

"Radicchio" com cuscuz marroquino e vinagrete de xerez

Marcelo Barabani/Folha Imagem
Calorias: 981; carboidratos: 105,3 g; proteínas: 14,5 g; lipídeos: 55,8 g

Ingredientes (para duas porções)
Para o cuscuz: 2 folhas de "radicchio", 2 folhas de alface americana, 240 g de cuscuz, água (ou caldo de frango) suficiente para hidratar o cuscuz, 2 pistilos de açafrão, 40 g de lula, 20 g de tomatinho-cereja, 10 g de "ciboulette" (ou cebolinha) picada, azeite (o suficiente para refogar a lula) e alho, sal e pimenta a gosto. Para o vinagrete: 100 g de azeite, 50 g de xerez, 50 g de vinagre de vinho branco, 20 g de mel, 20 g de mostarda Dijon e sal e pimenta a gosto.

Como fazer
O vinagrete: misture o xerez, o vinagre, o mel e a mostarda. Acrescente o azeite aos poucos. Mexa sem parar até emulsionar. Tempere com sal e pimenta. Reserve. O cuscuz: refogue a lula em azeite e alho e corte os tomatinhos-cereja em quatro. Reserve. Hidrate o cuscuz com água (ou caldo de frango) e açafrão. Ao cuscuz já hidratado, acrescente os tomatinhos-cereja, a "ciboulette" e a lula. Montagem: coloque uma folha de "radicchio" sobre outra de alface. Recheie o "radicchio" com o cuscuz. Regue com o vinagrete e decore com uma "ciboulette" inteira. Observação: os valores nutricionais acima são atingidos se as pessoas consumirem todo o vinagrete. Receita da chef Bel Coelho, do restaurante Madelleine.


Texto Anterior: Sintomas vão da cor à dor
Próximo Texto: outras idéias - anna veronica mautner: Felicidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.