São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Hipotireoidismo
"Minha avó e minha mãe têm hipotireoidismo. Quais são as chances de eu vir a ter hipo ou hipertireoidismo? O que posso fazer para evitar essas doenças?"
Gabriella Maffei, via e-mail

A glândula tireóide é responsável pela produção de hormônios que agem sobre o metabolismo. O hipotireoidismo ocorre quando essa produção é insuficiente; o hipertireoidismo, quando é excessiva. Quem possui histórico familiar apresenta maior probabilidade de também vir a desenvolver problemas tireoidianos, mas não é possível determinar esse risco com exatidão, afirma a endocrinologista Maria Adelaide Albergaria Pereira, do pronto atendimento do hospital Sírio Libanês (SP). Não há medidas preventivas. Em casos de histórico familiar, diz a médica, é aconselhável que a pessoa consulte regularmente um endocrinologista para detectar eventuais problemas ainda na fase inicial.

Espera para cirurgia
"Fiz tratamento para acne com isotretinoína. Segundo alguns profissionais, esse medicamento tem efeito residual e prolongado, afetando a cicatrização. Quanto tempo devo então aguardar para ser submetido à cirurgia de miopia a laser?"
Nelson Junior Bigaton, Bilac, SP

Em casos de cirurgia de miopia a laser, o principal fator a ser considerado é que a isotretinoína interfere na produção de lágrimas, que são fundamentais para uma boa recuperação no período de pós-operatório, explica o oftalmologista Jorge Dias, do Hospital do Olho de Rio Preto (SP). Para evitar problemas, é necessário fazer uma boa avaliação pré-operatória, com testes que analisam a produção e a qualidade das lágrimas.

Natação e calvície
"Gostaria de saber se a prática da natação pode favorecer o aparecimento da calvície antes da hora. Nado há muito tempo e ouvi dizer que o cloro da água pode provocar perda de cabelo."
Enrico Ortolani, via e-mail

A calvície é um quadro desencadeado por fatores genéticos e pela ação dos hormônios masculinos. "Fatores externos, como o cloro presente na água da piscina, não interferem na evolução da calvície", afirma a médica Lúcia Arruda, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo.


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Poucas e boas: Novo anti-rugas dá firmeza à pele
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.