São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos não recomendam vasectomia e ligadura

Por mais decidido que um casal esteja sobre o desejo de não ter filhos, se quiser se submeter a uma esterilização cirúrgica para não se preocupar mais com a anticoncepção pode enfrentar dificuldades. Embora a lei brasileira permita a realização de vasectomia e ligadura de trompas em qualquer pessoa com mais de 25 anos, muitos médicos não aceitam fazer os procedimentos em quem não tem filhos.
"Do ponto de vista legal, é possível. O problema é o aspecto ético. Sabemos que muita gente jura de pés juntos que não quer ter filhos, mas, quando as circunstâncias da vida mudam, passa a querer tê-los", diz o ginecologista Marcelino Hofmeister Pol, presidente da comissão nacional de anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Segundo Pol, as chances de sucesso da reversão de vasectomia e ligadura não passam de 30%. "Prefiro recomendar métodos de longa duração, como implantes hormonais ou o DIU (dispositivo intra-uterino)." Destes, o que dura mais tempo é o DIU de cobre -funciona por pelo menos 12 anos. (FM)


Texto Anterior: Escritora se arrepende de ter tido dois filhos
Próximo Texto: Livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.