São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PING

Escritora se arrepende de ter tido dois filhos

BEATRIZ PERES
EDITORA DO EQUILÍBRIO

Quase todas as mães conhecem meia dúzia de razões para convencer alguém a não ter filhos -mas raramente dizem isso em voz alta. A franco-suíça Corinne Maier, 44, reuniu 40 motivos e, mais do que dizê-los em alto e bom som, resolveu publicá-los em livro. No best-seller "No Kid: Quarante Raisons de Ne Pas Avoir d'Enfant", a autora, mãe de dois adolescentes, elenca suas razões e as contrapõe às taxas de natalidade que colocam a França no topo da lista da Europa.
Para ela, além de custarem muito dinheiro, as crianças desapontam os pais, acabam com o desejo entre o casal e afastam os pais dos amigos. As razões para não ter filhos passam ainda por questões físicas (ela diz que o parto é uma tortura e que a mãe vira uma mamadeira ambulante) e ecológicas (de que já há muita gente no planeta).
Com a franqueza que usa no livro, ela concedeu, por e-mail, a seguinte entrevista à Folha.

FOLHA - Você se arrepende de ter filhos?
CORINNE MAIER -
No momento, eu me arrependo. Assim como me arrependo de viver na Europa e não no exterior, de ser uma mulher e não um homem etc.

FOLHA - Quando se arrependeu?
MAIER -
Quando minha filha nasceu. É muito duro ser mãe, é preciso fazer muitas coisas, acompanhar os filhos aqui e ali, distraí-los. A sociedade atual espera demais dos pais, e eles mesmo se impõem tantos constrangimentos que a criança se sente desafiada. Não existem outros meios de dar sentido à vida?

FOLHA - Seus filhos sabem o que você pensa sobre a maternidade?
MAIER -
Sim. Eu não acredito que isso os choque. Acho que meus filhos adorariam ter outros pais, ter nascido em outro lugar e até não ter nascido. Isso não é normal?

FOLHA - Eles leram seu livro?
MAIER -
Eles acharam o livro "comum", o que me dá prazer, considerando a literatura que eles lêem.

FOLHA - Se você não tivesse filhos, o que seria diferente na sua vida? MAIER - Estaria agora dando a volta ao mundo com o dinheiro que ganhei com meus livros...


Texto Anterior: Família: Sem descendentes
Próximo Texto: Médicos não recomendam vasectomia e ligadura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.