São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Estatina pode reduzir placas nas artérias

Um estudo apresentado neste mês na sessão científica anual do American College of Cardiology revelou que a rosuvastatina, um medicamento da família das estatinas, é capaz de reduzir a formação de placas de gorduras nas artérias em pacientes com doença coronariana diagnosticada. Antes disso, acreditava-se que a substância contribuía para estacionar o entupimento das artérias, mas não se imaginava que fosse possível promover uma redução efetiva das placas.
A pesquisa, batizada de Asteroid (sigla em inglês de "estudo para avaliar os efeitos da rosuvastatina sobre ateromas coronarianos observados por ultra-sonografia intravascular") observou, por 104 semanas, 507 pacientes. Os resultados devem ser publicados em abril no "Journal of the American Medical Association" e apontam que reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom -efeito provocado por alimentos como o azeite - pode contribuir para a diminuição das placas, evitando infartos e derrames.

CLAREZA
No estudo Asteroid, os 500 pacientes acompanhados em nove países foram submetidos a ultra-sonografias intravasculares. O método permitiu obter imagens de dentro dos vasos. Com o auxílio de fotografias, os pesquisadores puderam observar um aumento evidente no diâmetro da luz nas artérias. A redução média das placas de gordura nos vasos foi de 7% a 9%

A BELEZA DE CADA UM
O congresso citado na reportagem "Espelho, Espelho Meu" (Equilíbrio de 16/3), que vai debater o padrão estético vigente, chama-se Beleza Sustentável e será realizado pela AG Comunicação Ambiental. O evento ocorrerá de 16/11 a 18/11 e pretende reunir 750 profissionais da área de saúde, escritores, jornalistas e publicitários, entre outros interessados. Inscrições e mais informações: www.comunicacaoambiental.com.br ou pelo tel. 0/xx/11/5017-4342.

BIODIVERSIDADE
Você acha que a biodiversidade é algo que não tem relação nenhuma com o seu cotidiano? Então vale conferir o livro "Biodiversidade: Para Comer, Vestir ou Passar no Cabelo?" (ed. Peirópolis, 419 págs., R$ 40), que será lançado durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba (até 31/3). A publicação aborda a Convenção sobre Diversidade Biológica no Brasil. Informações: www.cebds.org.br.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Generosidade e convivência em grupo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.