São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissionais que fazem psicoterapia

Psicanalista
Após a conclusão do curso superior (de psicologia ou medicina, em geral, mas a graduação em outras áreas, como sociologia, já é aceita), o profissional faz formação em psicanálise (curso que dura, no mínimo, quatro anos), passando pela chamada análise pessoal, na qual ele se submete a um processo de análise com outro psicanalista, sempre mais experiente, e também pela etapa da supervisão, em que, durante certo período, ele mantém um contato estreito e regular com um profissional para a troca de experiências. O psicanalista trabalha fundamentalmente com as linhas freudiana, lacaniana e kleiniana.

Psicólogo
Faz os cinco anos do curso de psicologia e recebe o registro no Conselho Regional de Psicologia, o que o autoriza a clinicar. Porém, para tanto, espera-se que o profissional invista em uma formação mais aprofundada após a conclusão do curso superior. O próprio exercício da profissão o leva a escolher uma linha de trabalho (psicologia analítica, psicoterapia existencial, entre outras). Ele também pode trabalhar com psicoterapia de base psicanalítica, mas não se autodenominar psicanalista. Pode trabalhar em diferentes áreas, como empresas, escolas, hospitais e clínicas.

Psiquiatra
É um médico que tem formação em psiquiatria, mas que, para atuar como psicoterapeuta, deve ter formação em alguma linha psicoterapêutica (psicanálise, psicologia analítica, psicoterapia existencial...). Ele pode prescrever medicação, atribuição restrita aos médicos.

Fonte: Giovanna Bartucci, psicanalista


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Conheça um pouco das principais linhas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.