São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Pontinhos vermelhos
"Há épocas em que tenho muitas espinhas -pontinhos vermelhos- nas nádegas. Gostaria de saber por que isso acontece e como posso amenizar o problema, uma vez que a aparência é muito feia."
Ludmila Toscano Mazzaro, via e-mail

As espinhas que aparecem nas nádegas são chamadas de foliculite e ocorrem devido a um processo inflamatório dos pêlos ou penugens dessa região. Atritos, transpiração, uso de roupas íntimas de tecidos sintéticos e até uma quantidade excessiva de cremes no local podem desencadear uma inflamação. "É necessário verificar qual é a real causa para fazer o tratamento correto. Indicamos normalmente medicações à base de bactericidas e antiinflamatórios. Em alguns casos, a depilação definitiva à laser para acabar com os pêlos ajuda no tratamento definitivo", diz a dermatologista Áurea Lopes. Segundo ela, evitar cremes e optar por calcinhas e cuecas de algodão são importantes para a prevenção.

Fim ao esporão
"Gostaria de ter mais informações sobre como lidar com o "esporão". Cirurgia ou infiltração, qual é o melhor caminho para a cura total?"
Ana Elisa Torres, via e-mail

O esporão de calcâneo é uma formação óssea (osteófito), semelhante ao bico-de-papagaio, que se forma na coluna. No calcanhar, é uma reação a um esforço mecânico da articulação. Segundo Túlio Diniz Fernandes, ortopedista e traumatologista do hospital Sírio Libanês, o esporão não é o responsável pela dor que normalmente as pessoas sentem no local. "Ela é causada por uma inflamação da fáscia plantar (fasceíte plantar), uma estrutura pouco elástica que fica entre a gordura da planta do pé e a musculatura e é responsável por alguns movimentos, bem como pela manutenção do arco plantar. A dor ocorre pela inflamação em pessoas acima do seu peso, sedentários, geralmente acima dos 40 anos, ou em atletas", explica Fernandes. Segundo ele, o tratamento se faz, principalmente, com exercícios de alongamento, modificações do calçado para elevar o salto e aumentar a absorção de impacto no solado, além de antiinflamatórios. Raramente existe indicação de operação. "As infiltrações podem ser utilizadas, mas aumentam o risco de atrofia da gordura do calcanhar. Essa atrofia é uma patologia muito difícil de ser resolvida. Os sintomas são resistentes ao tratamento e é preciso muita paciência", informa o ortopedista.


Texto Anterior: Modos: Qual é o seu vício?
Próximo Texto: Quem diria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.