São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Maisena no cabelo
"Gostaria de saber se dormir com maisena no cabelo diminui sua oleosidade. Isso traz algum dano?"
Marcela De Paolis, Campinas, SP

A maisena tem ação adstringente no couro cabeludo, promovendo redução da oleosidade. "Entretanto, em excesso, pode obstruir os poros e causar descamação do couro cabeludo", adverte o dermatologista da Beneficência Portuguesa (SP) Leonardo Abrucio Neto. "Há medicações mais apropriadas para o controle da oleosidade. Um dermatologista pode orientar o melhor produto para você."

Suor demais
"Transpiro demais. O suor não tem cheiro ruim, mas me incomoda. Como posso amenizar o problema?"
José Freitas, Porto Alegre, RS

"Há uma técnica bastante segura para diminuir a transpiração excessiva, em que é usada a toxina botulínica. Aplicamos nas duas axilas e obtemos diminuição da sudorese por cerca de seis meses", diz a dermatologista Eliane Sênos, do Hospital Samaritano (RJ). Há também um aparelho à base de corrente elétrica que controla a sudorese, mas seu uso deve ser diário. Enquanto não decide o que fazer, o paciente deve usar roupas leves de algodão. Outra dica é fazer compressas com chá preto.

Costas doloridas
"Tenho dores nas costas continuamente. Existe algum exercício que alivie a dor?"
Micaele Rodrigues, Mesópolis, SP

Atualmente, há várias técnicas que diminuem e até eliminam as dores, dependendo da patologia de origem. "Mas antes é necessário fazer uma rigorosa avaliação médica e fisioterápica a fim de elucidar a causa das dores", afirma Maria Ligia Cerqueira, fisioterapeuta do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). A partir de então, traça-se o plano de tratamento. "De imediato, sugiro que você procure um colchão adequado para seu peso corporal e sua altura. Evite carregar peso somente de um lado, não realize movimentos bruscos com a coluna e não permaneça muito tempo sentado."

Antena de celular
"Gostaria de saber se as antenas de telefonia celular apresentam algum risco para a saúde."
Sergio Honda, São Paulo, SP

A exposição contínua a campos de radiofrequência como os emitidos por antenas de celular pode prejudicar a sáude. "Tudo depende da frequência e da intensidade das ondas emitidas pela antena, do tempo de exposição e, sobretudo, da distância em que a pessoa fica da fonte emissora", diz Mário Leite Filho, engenheiro do IPT, da USP. Se quiser saber mais sobre o assunto, visite a página do IPT: www.ipt.br/dme/ atee/lae/linksemf.html.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Adolescentes trocam cigarro por celular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.